quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Notas e OAB.

Desde o início do primeiro ano fomos bombardeados por informações sobre as qualidades presentes na universidade e, mais especificamente, do curso de Direito.

A excelente biblioteca "uma das melhores do interior", infraestrutura privilegiada, qualidade dos professores etc. E, não me lembro qual mestre, chegou a dizer que era o primeiro ano que havia lista de espera para o curso, isso tem grandes chances de realmente ter acontecido em 2009, pois a universidade assinou um termo de compromisso com o MEC, naquele mesmo ano, do qual uma das exigências foi o corte no número de vagas. Como mostra a tabela abaixo:

O baixo desempenho dos alunos na prova do ENADE foi o que fez que o MEC tomasse tal atitude, a prova realizada em 2009 ainda não teve suas notas divulgadas, provavelmente por causa da "campanha para o presidente" que foi o conteúdo de algumas perguntas presentes na referida prova.

Uma outra tabela que é bem interessante mostra o número de aprovados na OAB, em proporção ao número de candidatos que prestaram a prova.

Trabalhando com a mesma proporção de aprovação, que foi obtido no ano de referência da tabela, chegamos a conclusão que em uma sala que contêm 54 alunos (2ºD hoje), menos de 3 alunos conseguiriam êxito no certame.

Uma lacuna, comprovada por nós através do TIP e no próprio ENADE 2009, de uma matéria já ficou evidente, cabe a nós, os principais interessados, buscarmos, além das notas que já são necessárias, conhecimentos suficientes para mudar essas estatísticas.

Para que no futuro, o nome da instituição em nosso certificado não seja motivo para descrédito e sim de orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário