sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Futebol arte.

Todo mundo, com certeza, já ouviu a famosa frase: "brasileiro gosta é de futebol arte.", ou então "brasileiro não aprecia jogo tático, gosta é de espetáculo." as pessoas que acompanharam, mesmo que esporadicamente, os campeonatos nacionais do esporte bretão do início de 2010 em diante tiveram uma excelente demonstração do futebol que os brasileiros dizem admirar.

Nunca fui fanático por futebol, sempre preferi outros esportes em primeiro plano, mas morando no Brasil fica difícil não saber quase tudo que acontece nesse esporte. Seja através da cobertura maciça dada pelos telejornais ou nos inevitáveis comentários que ouvimos a todo o momento.

Se as frases, que tanto ouvimos sobre os fãs de futebol, fossem de fato verdadeiras, o time do Santos, ou melhor, dos Meninos da Vila, seria o retrato, pintado por Michelangelo, do futebol que os brasileiros tanto apreciam.

O futebol arte, materializado em campo pelos Meninos da Vila, se tornou sinônimo, para os torcedores adversários, de falta de humildade e de respeito com os demais times. As comemorações alegres e o jeito despojado de levar um jogo sério como se fosse brincadeira passou a não ser mais o que alguns, que se dizem amantes do futebol arte gostariam de ver.

Não é de se espantar essa mudança de opinião, o que esperar de torcedores de um esporte onde o erro do juiz é considerado, pela principal entidade organizadora, parte do jogo e até campeonatos mundiais têm suas partidas decididas com gols marcados de forma visivelmente irregular, já que a tecnologia "tiraria o brilho do espetáculo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário