sexta-feira, 4 de junho de 2010

Adaptação.


É impressionante a capacidade de adaptação que nós seres humanos possuímos, maior que está, só a que temos de pensar que somos incapazes de nos adequar a novas condições.

Quantas vezes suportamos situações terríveis no trabalho ou mesmo em família, por comodismo e medo de uma mudança para algo que não conhecemos.

Estava me lembrando de quando, a um ano, comecei no trabalho de inspetor em escola pública. Nos primeiros dez dias pensei que jamais me adaptaria aquela situação.

Afinal, nunca fui o mais apaixonado por crianças e paciência não é uma das características que tenho como destaque.

A ideia de ter que gritar como um louco no período da tarde e ainda conviver com o olhar furioso dos alunos do noturno, que no início parecia absurda, vejo hoje apenas como aspectos de um trabalho muito fácil, por mais que tenha suas peculiaridades.

Hoje quem me vê, tentando, impor minha autoridade ao berros, não tem a mínima ideia de que odeio gritar e que nunca pensei que os alunos iriam me respeitar.

E ao me verem batendo papo com os do noturno, não saberam jamais como me senti quando comecei. Parecia que eu era penetra em uma festa e os mais de trezentos convidados que faziam questão de me fitar com um olhar que deixava claro que eu não era bem vindo.

Todos nós já passamos por mudanças, que após serem efetivadas nem nos lembramos dos obstáculos vencidos. O engraçado é que, mesmo assim, sempre carregamos o medo de encarar novamente alguma mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário