quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ferramentas sociais.

Muito interessante as transformações que aconteceram e ainda acontecem por intermédio da internet, claro que para as pessoas que nasceram antes da sua popularização.

Uma das mudanças mais visíveis e interessantes é o comportamento das pessoas nas redes sociais.

Antes para você saber algo de alguém você tinha que ser íntimo ou enxerido, hoje você sabe, com grandes chances de ver até imagens, até como foi a relação amorosa de uma pessoa que tem poucas chance de se encontrar algum dia, que dirá vir a ter amizade.


Era comum você ganhar fotos 3X4 de amigas para guardar de recordação, hoje posam de lingerie para fotos sexy e divulgam para o mundo. Mudança muito bem vinda, diga-se de passagem.

E os pronomes de tratamento como mudaram, agora todo mundo é íntimo: amor, paixão, miguxo, meu bem etc. baniram de vez o, antiquado, você. Junto com a mudança vieram inúmeras brigas de casais.

Motivo de outros conflitos entre casais foi a banalização da, brasileiríssima, palavra saudade. Pessoas que mal se falam ou se vêm, vivem, nas redes sociais, trocando mensagens cheias de saudade.

O excesso de exposição, somado a vontade de ser popular na rede também faz com que ocorra outro fenômeno interessante. O indivíduo promove uma festa e se esquece de convidar uns 950 dos 999 que estão na sua lista de amigos, aqueles mesmo do "amor", "saudade" etc. não existe problema algum, quem nunca se esqueceu de chamar alguém em determinado momento da vida. Depois a pessoa divulga as fotos e agradecimentos aos "amigos de verdade que fizeram a grandiosidade daquele momento".

Um exemplo legal, que não encontrei novamente para postar, foi de uma foto de casamento que por acaso vi no facebook acompanhada de um recado do amigo do noivo: "Pô velho, casou cara? E nem me falou nada? Valew irmão."

Apesar de toda hipocrisia que toma conta das novas tecnologias, algumas bem que poderiam ser possível de aplicação na vida fora da internet, entre elas:

Invisível - não seriamos obrigados bater papo sem vontade;
Bloquear contato - aquele que antes de abrir a boca sabemos que não queríamos ouvir, resolveríamos;
Block - não receberíamos algumas mensagens idiotas, mais que uma vez;
Ignorar - a pessoa falaria e não ouviríamos;
Remover contato - resolveria todos os problemas acima e de uma só vez.

Existem inúmeras outras ferramentas que seriam úteis, mas pensando bem, acho que já uso a maioria, mesmo elas não sendo tão comuns fora da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário