sábado, 18 de setembro de 2010

Medíocres.

Impressionante a quantidade de pessoas medíocres que encontramos diariamente, são pessoas que por temerem sua própria incapacidade acabam por proporcionarem momentos desagradáveis a todos que os circundam.

Alguns exemplos comuns são:

O aluninho, encontrado em qualquer nível de graduação ou curso, que faz questão de mostrar superioridade por conseguir notas altas. O motivo de sua atitude é simples, ele quase se mata para conseguir a melhor nota, enquanto a maioria se preocupa em aprender e não a competir por notas.

Aquele colega de trabalho que é capaz de tudo para você não aprender o que "só ele sabe", tipo: mudar a configuração das margens nos documentos do Word, configurar uma apresentação de Power Point entre outras coisas, que a pessoa faz questão de achar que só ela é capaz e não percebe o quão simples são;

Não menos comum o exemplo do docente que olha com deboche para o aluno que se atreve a pedir uma explicação, esse quando responde é especialista em tergiversar, fazendo muitas vezes que algo simples pareça uma teoria de física quântica;

Mas acredito que o pior de se conviver é com o superior que tem medo de seus subalternos, pois qualquer sugestão ou crítica que fizer é vista como uma insubordinação e uma afronta a sua autoridade. Os comandantes dotados dessa característica mantêm as decisões erradas por um período, pois não podem admitir que alguém inferior a ele esteja certo, até conseguirem uma desculpa para que tomem a decisão correta, mas é claro que sem admitir que o outro estivesse com a razão.

Essas atitudes, embora difíceis de conviver, são extremamente fáceis de compreender.

O aluno que quase se mata pela nota é incapaz de perceber que qualquer um que se proponha fazer o mesmo, alcançará o mesmo resultado. E a grande maioria não está interessada em se matar por algo que não terá aplicação prática.

O colega que se recusa a ensinar tem medo de que todos percebam sua verdadeira incapacidade e ao não explicar, acredita conseguir, manter a aura que sabe algo a mais que o outro, é tão medíocre que não percebe o quanto é básico seu conhecimento.

Infelizmente alguns docentes têm necessidade de manter a postura de sábio, embora na realidade estejam muito longe disso.

Em relação ao superior a explicação é bem mais simples, ele sabe da sua total incapacidade de comando e para manter sua tênue imagem de autoridade é necessário que nunca seja questionado.

O correto é que essas pessoas sabem, mesmo que inconscientemente, de sua mediocridade. Por isso acabam aproveitando, ao máximo, os míseros momentos que acreditam estarem no ápice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário