domingo, 12 de setembro de 2010

Coniventes.

A grande maioria das pessoas são surpreendidas com as notícias, cada vez mais comuns nos noticiários, envolvendo fatos violentos ocorridos dentro de escolas, elas não sabem o quanto a realidade é muito pior do que o pouquíssimo que as instituições não conseguem impedir a divulgação.

Acreditava eu, que a pressão para evitar o acionamento das autoridades policiais em casos ocorridos dentro da escola, partia apenas dos dirigentes de algumas instituições. Um policial me alertou que estou enganado, é comum todas barrarem a efetuação de boletins de ocorrência e que atitude similar e até mais incisiva tem a própria delegacia de ensino.

Essa conivência, juntamente com o trabalho de "maquiamento" de atitudes cada vez mais condenáveis praticadas por futuros marginais, porém que hoje se econtram infiltrados e portanto são beneficiados pela égide da educação, deixa claro que caminhamos a passos largos para uma situação insustentável.

Ao coagir professores e demais funcionários a não tomar providências cabíveis a pequenas agressões, cria se um ambiente ideal para novas aberrações e inversões nos papeis de vítima, ou nas palavras do mesmo policial "imagine se essa pequena agressão tivesse vocês como autores e um aluno como vítima, será que os próprios, os pais e os programas sensacionalistas do rádio agiriam da mesma forma?".

Um futuro menos sombrio para a essa realidade, pode surgir se tomadas atitudes sérias e diminuirem a hipocrisia, por exemplo:

O fim da crença errônea de que o ECA, que como o próprio nome diz é uma "eca", protege indubitavelmente o aluno;

Responsabilizar os pais pelos atos cometidos pelos filhos e que a educação dos mesmo é responsabilidade deles e não somente das escolas;

Deixar claro aos alunos que os "direitos" que tanto gostam de invocar em sua defesa são conquistados e mantidos através de obrigações que devem cumprir;

Entre inúmeras outras medidas que deveriam ser incorparadas naturalmente ao dia a dia das escolas, como respeito, educação etc.

Tendo em vista essa triste realidade, na próxima vez que você ver ou ouvir um noticiário de aluno que agrediu algum servidor dentro de uma escola, não se preocupe. Afinal, aquilo já vinha se formando a muito tempo com a total conivência de todos que poderiam ter feito algo para evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário