terça-feira, 5 de outubro de 2010

Veterano X Calouro.

Uma das atitudes que tenho mais dificuldade em conviver, seja no ambiente que for, é a falta de um padrão a seguir.

Uma espécie de jurisprudência, que já usava mesmo antes de saber o significado de tal palavra.

A ideia do popular: "dois pesos e duas medidas" nunca me agradou, afinal você nunca sabe com qual peso ou medida será avaliada, já que a pessoa que o faz é totalmente imprevisível.

Na universidade já passamos por professores que exigiram "exatamente o que o doutrinador ensinava, já que não éramos ninguém", professores que aceitam explicações com nossas palavras "desde que no espaço específico", enfim, cada um com suas regras claras e simples. Se corretas, não cabe a mim questionar.

Até que este ano fui repreendido pelo modo pouco formal que me dirigi a platéia de um trabalho que apresentava. A advertência foi o único motivo de queixa pelo professor, o que leva a crer que a apresentação só não foi perfeita devido a o uso de uma gíria que me gerou a já citada reprovação.

Depois de ouvir que o curso exige certas formalidades e que o termo "galera" é uma afronta a elas, mesmo estando entre alunos, dentro da própria sala de aula, trajando roupas nada formais e somente com o próprio professor da matéria da aula, achei que seria o padrão a seguir.

E não é que fui surpreendido com o comportamento, do mesmo professor, na apresentação seguinte. Essa que foi em local mais imponente e com a exigência de trajes formais para a sua realização, não foi mantida a seriedade que se exigiu na anterior.

Enquanto na primeira apresentação: a minha parte do trabalho estava ótima e minha apresentação foi perfeita, com exceção da gíria que usei. Na segunda não havia me preparado, minha parte do trabalho deixava muito a desejar e, mesmo normalmente não tendo dificuldades em falar em público, acabei fazendo uma péssima exposição.

Os professores convidados até foram gentis em suas críticas, já que minha parte do trabalho, como já disse, deixava muito a desejar. Agora o professor que achou um absurdo o uso da palavra “galera” na primeira apresentação, não perdeu a oportunidade de fazer piadinhas e críticas debochadas aos erros existentes no trabalho, e acabou se comportando não como um professor que havia exigido seriedade em apresentações e sim como um veterano, que junto a seus amigos, aplica um trote aos novos calouros.

Um comentário:

  1. O "respeitadíssimo" professor em questão deve se achar muito melhor preparado que os alunos avaliados.
    Os professores convidados,se mostraram verdadeiros professores, criticando da maneira mais profissional possível, o que deveria ser criticado.
    Neste trabalho, os alunos em sua maioria, não queriam ser agradados, e sim avaliados de maneira séria por profissionais sérios e não por um "professor" que não respeita seus alunos.

    ResponderExcluir