sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A falsidade para suportar a soberba.

"Nunca dê a desculpa de estar seguindo ordens para justificar uma linha de ação medíocre."

Essa frase, que ouvi recentemente em uma palestra, fez com que eu abrisse os olhos para a situação patética de alguns funcionários públicos, não sei se em todos os órgãos ou só nos da educação, que faz com que a pessoa seja obrigada a se comportar de forma medíocre.

Para quem nunca trabalhou na iniciativa privada pode até ser fácil a adaptação em cargos públicos, agora para quem já trabalhou de verdade e nunca soube o que é se dirigir ao trabalho para participar de uma interpretação, ela é bem mais complicada.

Enquanto na iniciativa privada a competição é por mérito e esse que leva a possibilidade de melhores salários. Nas instituições públicas, como o mérito não existe, a competição é para ser amigo do superior, aquele que vai perdoar os seus deslizes de comportamento.

As principais características para se dar bem nesse caso são: seja surdo, se comporte como um demente e se torne um exímio puxa-saco, as razões para isso são simples:

Surdo: não ouvir as besteiras que o superior diz a outros sobre você, quando ainda está próximo e ele fala como se você não existisse, evita que você responda o que merecia e ele ainda saia como vítima.

Demente: é naquele momento que o funcionário mais velho tenta te explicar algo complicado, que "você não pode errar de jeito nenhum", do tipo: ordem alfabética, separar clipes de papel ou até digitar no Word. Nunca, mas nunca mesmo, tente fazer de forma diferente do que ele explicou, lembre-se você não é pago para raciocinar e se o fizer terá problemas, eles que sabem a forma correta de fazer, mesmo que seja da forma mais estupida possível, não questione.

Demente/Surdo: se a surdez falhar você não pode esquecer sua demência, afinal é ela que vai garantir que você não coloque a chefia no seu devido lugar, mostrando que os desvios de conduta por ela cometidos são extremamente mais graves do que as besteiras que ela está falando sobre você.

Puxa-saco: é a principal característica que você tem que ter para se destacar na sua função, independente de qual seja, basta observar o que os outros fazem e falam durante o expediente e levar o relatório para a chefia. Isso fará com que você se torne o queridinho e assim tenha carta branca para suas irregularidades.

Para as pessoas que não conseguem seguir essas três regrinhas, é extremamente complicado conviver em um ambiente de falsidade onde todos aceitam os desmandos e a soberba de uma funcionária pública que se julga além do bem e do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário