quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bar Bodega - O Livro

Em tempos de manifestações do movimento Viva Rio, "Caso Nardoni", "Caso Bruno" entre outros, onde a população é bombardeada de informações e exposta a uma enorme quantidade de detalhes por todos os meios de comunicação, o que acaba fazendo com que já julgue e condene os acusados, o livro do jornalista Carlos Dorneles, Bar Bodega, deveria ser leitura obrigatória (em um país que ninguém lê!?) para toda à população.

O livro narra a história, e principalmente a repercussão, da morte de duas pessoas da alta sociedade em um assalto ocorrido em um bar, o que dá nome ao livro, situado no bairro Moema em São Paulo.

Repleto de fotos e reportagens da época, o livro deixa claro como a junção de policiais e impressa, os primeiros sem escrúpulos e de olhos na fama e a outra em busca de furos de reportagens a qualquer custo, quando encontram casos que despertam o clamor popular, pode destruir a vida de pessoas inocentes.

Demonstra como a atuação do promotor Eduardo Araújo da Silva, que agiu contra tudo e contra quase todos, fez com que o final da história não fosse ainda pior. Deixando assim a lição que não podemos nos deixar levar pelas aparências.

Na parte final o livro ainda traz em anexo o, absurdo, relatório do delegado: pedindo a abertura do inquérito contra os suspeitos; o relatório do promotor mostrando o quanto eram inconsistentes as provas para o processo e ainda um trecho da sentença do juiz que condenou os verdadeiros culpados.

Na sentença o juiz da uma verdadeira lição de moral: na polícia, na imprensa, no Ministério Público e principalmente na sociedade e sua hipocrisia.

Só lembrando que o livro também foi escrito por um repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário