sábado, 17 de abril de 2010

Ótimas aulas.


É interessante avaliar as diferentes situações, lugares e, principalmente, pessoas que nos fazem aprender alguma coisa.

As vezes perdemos nosso tempo em aulas específicas com um professor que não é capaz de nos ensinar nada, o pior que isso acontece do pré-primário ao terceiro grau.

Enquanto que as vezes o que era para ser apenas uma conversa de bar, se torna uma das melhores lições de nossas vidas.

Me lembro dos ensinamentos que aprendi com um senhor chamado Chaffic, aqui mesmo de Franca, ele é, se não estou enganado, artista plástico. Em uma conversa de 1 hora, no máximo, ele me presenteou com uma das melhores aulas de história da minha vida.

Tomando cerveja as 2 horas da manhã com um amigo, também estudante, tive uma excelente aula de Direito Civil a partir do momento que um outro amigo dele resolveu se juntar a nós.

Podemos adquirir ótimos ensinamentos com amigos, namorada, inimigos, vizinhos, garçons, motoristas, garis, motoqueiros, faxineiras, bêbados , enfim, com qualquer pessoa.

O que é imprescindível é saber escutar e filtrar, dentro do imenso universo de bobagens que ouvimos a todo instante, as informações relevantes dessas aulas gratuitas e inesperadas.

Hoje aprendi mais uma lição, muito simples e que será de imensa serventia. Ela foi dada por uma pessoa que não sentia simpatia, em um lugar inusitado e no início da conversa o que eu mais queria era ir embora. Ainda bem que eu soube aproveitar a oportunidade e no final ainda dizer um "Muito obrigado" ao "professor".


A melhor opção é não avaliarmos os professores, e sim, o conteúdo das lições. Afinal podemos estar perdendo nosso tempo com simples "conversas de bar" ao invés de verdadeiras aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário