quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pop ou Preso?


O finado Papa João Paulo II ficou conhecido como "Papa Pop", devido a seu carisma e "rostinho de bom velhinho".

Já seu substituto, além de uma cara de "velho rabugento", tinha a frente a difícil missão de ocupar o lugar de um dos, ou o mais, popular dos papas da história.

Agora o "velhinho rabugento" pode entrar para a história como o "Papa Preso".

Afinal, é isso que pretendem dois pensadores britânicos. Os escritores Richard Dawkins e Christopher Hitchens expressaram sua intenção de processar o papa Bento 16 pelo seu papel nos casos de abusos sexuais envolvendo padres da Igreja Católica em diversas partes do mundo.

A argumentação jurídica seguiria a mesma lógica da ação que culminou com a prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet durante sua visita a Londres em 1998.

Como sabemos, o papa não poderia ser detido se fosse a Inglaterra em visita de Estado, porém como ele não é chefe de Estado, a regra não se aplica ao pontífice.

Para quem nunca ouviu falar em Dawkins e Hitchens, e acha que são apenas pessoas em busca de atenção:

Dawkins, biólogo de formação. Seu trabalho mais conhecido, "Deus, uma ilusão" vendeu mais de 1,5 milhão de cópias pelo mundo.

Hitchens é filósofo e cientista político pela Universidade de Oxford, e colunista de diversas publicações, como Vanity Fair, Harper's e Granta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário