quarta-feira, 21 de abril de 2010

50 anos de Brasília.

Algumas pessoas sempre comentam que o brasileiro gosta é de "pão e circo", se você também faz parte desse grupo, relaxe, isso já é uma tradição antiga.

Afinal hoje faz 50 anos que Brasília foi inaugurada. Motivo de festa no país, ninguém só nunca explicou as razões para se comemorar.

Como sempre o brasileiro não se preocupa com os métodos e sim com os resultados. Uma capital feita a toque de caixa, só não tínhamos o caixa, que o visionário, como muitos o chamam, não estava preocupado em pagar e sim em construir.

Que projeto magnífico, feito por ninguém menos que Oscar Niemyer, aquele senhor que adora defender o socialismo e criticar o capitalismo, mas inexplicavelmente cobra uma fortuna por seus projetos.

Lembro quando, nas aulas de História, as professores diziam que o Rio de Janeiro sendo cidade costeira deixava o governo do Brasil muito vulnerável em caso de ataques de outros Estados.

Agora entendo e concordo com esses professores, mas não do ataque de outras nações e sim dos eleitores que são diariamente lesados por pessoas que vivem em um "país" a parte. Uma cidade que produz um ônus, desnecessário, para todos os contribuintes do país.

Muito cômodo para os políticos ficarem isolados em uma cidade que vive em constante pujança financeira, essa, graças ao enorme múmero de cargos públicos que formentam todo o capital de Brasília.

Mas vamos esquecer esse assunto, afinal Daniela Mercury acabou de encerrar o show de aniversário tocando a música preferida do grande visionário e faltam pouco menos de dois meses para a Copa, portanto não temos tempo para os políticos.

Um comentário:

  1. "portanto não temos tempo para os políticos."

    Adorei sua finalização, assim como todo o texto.
    Mas o Brasil é assim mesmo, nunca temos tempo para política.

    ResponderExcluir