sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

E que venha 2011.


É chegado o momento que eu, e quase todo restante da humanidade, começamos com a lista de promessas que, na maior parte, jamais se tornará realidade.


Afinal toda virada de ano é momento de dizer: "No próximo ano eu...":

"...vou beber menos." (isso eu sempre falo nas manhãs de ressaca)

"...vou aprender a tocar bateria ou sax." (não tenho ritmo nem para bater palma)

"...aprenderei um novo idioma, provavelmente o Inglês." (repito essa frase a tanto tempo que já poderia ser professor de inglês a muito tempo, caso realmente tivesse começado)

"...terei disciplina na academia, já que vou diminuir na bebida, os treinos serão mais sérios." (caso tivesse prêmio para o aluno mais indisciplinado na academia, com certeza seria eu há muitos anos)

"...me alimentar melhor e nos horários corretos." (junto com a bebida, amendoins, salgadinhos etc.)

"...estudarei durante o bimestre todo na faculdade e não só nas vésperas de prova, nos concursos também começarei a me preparar com bastante antecedência." (continuarei dormindo 2 ou 3 horas nas vésperas e sofrendo muito nas provas)

Entre inúmeras outras promessas, que todos nós fazemos, e que seguimos até no máximo dia 20 de janeiro do ano que começa.

Mas sempre surge novas descobertas e surpresas que acabam fazendo que o ano seja sempre diferente do anterior e isso é que importa.

A todos que acompanharam o NemTaoDireitoAssim, em 2010, deixo aqui meus agradecimentos e que 2011 seja um ano repleto de lutas, comemorações e vitórias a todos e aproveitem muito o réveillon, afinal dizem que o que se faz na virada é o que faremos durante todo o ano, então MUITA FESTA a todos.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

E 2010 chegou ao final...


Analisando o ano de 2010 do NemTaoDireitoAssim não posso me queixar, afinal o ano foi muito melhor que minhas melhores expectativas.


Embora ainda esteja engatinhando, neste ano o blog teve um aumento considerável de visitas e principalmente de comentários, seja esses no blog ou feitos diretamente a mim.

Descobri que o blog alcançou pessoas que nunca imaginei que o leriam. Não posso esquecer que o blog foi citado no Twitter e no blog do Roger, vocalista da banda Ultraje a Rigor, e que o mesmo deixou um comentário no blog.

Enfim, por mais que pareça pouco o que consegui com o blog é muito mais do que eu pensei em minhas melhores previsões.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lula diz que é bom terminar mandato e ver EUA em crise


Fonte: Reuters


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deixa a Presidência no sábado, afirmou que é bom terminar o mandato vendo os Estados Unidos e a Europa em crise, enquanto o Brasil conseguiu superá-la.

"Foi gostoso passar pela Presidência da República e terminar o mandato vendo os Estados Unidos em crise, vendo a Europa em crise, vendo o Japão em crise, quando eles sabiam tudo para resolver os problemas da crise brasileira, da crise da Bolívia, da crise da Rússia, da crise do México", afirmou Lula nesta quarta-feira na Bahia, em sua última viagem oficial como presidente.

Conseguimos imaginar que tal pérola foi proferida por um chefe de Estado? Algumas pessoas, e ele principalmente, ainda gostam de dizer que: "Ele é um grande Estadista." como alguém pode ser considerado um Estadista se comportando da mesma forma que um bêbado em um botequim?

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Charge

Presente de Grego para 2011.

Tudo indica que o ano de 2011 começara,
no Brasil, com dois criminosos em evidência. Um já voltou a ter aparições públicas e entrevistas mais engajadas e o outro ainda encontra-se nos seus, tudo indica, últimos dias de cárcere.

Vamos começar janeiro com a provável presença na possa da presidente eleita do, segundo o Procurador Geral da República, chefe de quadrilha José Dirceu. Ele que sumiu durante toda a campanha, parece que não dos bastidores, apareceu logo depois em um programa de televisão, Programa Roda Viva na Tv Cultura, negando que alguém o tenho escondido durante a campanha e dizendo mais algumas mentiras com a sua típica arrogância.

Poucos dias após a entrevista, na festa pela vitória da Dilma, já era visto desfilando bem a vontade entre companheiros Ptistas presentes, imagem impensável durante toda a campanha, e como não podia faltar, na cerimônia de diplomação da presidente estava lá o companheiro Dirceu.

E o outro criminoso, este menos conhecido dos brasileiros, tudo indica receberá o perdão e, acreditem, a nacionalidade brasileira do presidente Lula. Trata-se de Cesare Battisti que foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1987 por quatro assassinatos promovidos pela organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Preso na Penitenciária da Papuda desde março de 2007, sua extradição foi pedida pelo governo da Itália.

Lula tomando tal decisão, além de proteger mais um bandido por motivos ideológicos, desrespeita um tratado de extradição existente entre Brasil e Itália.

Produto inferior, propaganda superior.

Assistindo aos canais de televisão e folheando revista de grande circulação, a Veja por exemplo, fica fácil de entender a razão da aprovação recorde do presidente Lula.

Repare a quantidade de propagandas com o símbolo oficial da atual gestão federal. A fusão entre um presidente que adora se idolatrar, uma intensa campanha onde se mostra o páis dos sonhos e uma população mal esclarecida é o terreno ideal para tal aprovação.

Em janeiro de 2003, quando Lula tomou posse, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora o número foi para 8.094. Impossível não se tornar popular com tamanha exposição.

Em muitos programas de televisão também é comum encontramos produtos que se tornam extremamente populares graças a enorme exposição e apelo do "vendedor". Esse tipo de produto, também, nunca é aceito pelas pessoas mais esclarecidas.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Projeto inclui assistência educacional de preso como dever do Estado

Fonte: www2.camara.gov.br

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7791/10, do Senado, que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84) para estabelecer que a assistência educacional oferecida aos presos, incluindo os provisórios, é dever do Estado. A proposta determina que, tão logo ingressem no estabelecimento penal, os presos têm direito a cursos de introdução educacional, educação musical e formação profissional.

Atualmente, a legislação considera obrigatório apenas o ensino fundamental para presos e internos, inclusive integrando-os ao sistema escolar da unidade federativa em que se encontram.

A proposta também obriga os estabelecimentos penais a oferecer as atividades educacionais por iniciativa própria sempre que não for possível firmar convênio com entidades públicas ou particulares para instalar escolas ou oferecer cursos especializados.

Pelo texto, o Conselho da Comunidade terá a tarefa de monitorar a assistência educacional prestada aos presos, relatando ao juiz da execução e ao Ministério PúblicoA Constituição (art. 127) define o Ministério Público como uma instituição permanente, essencial ao funcionamento da Justiça, com a competência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. O Ministério Público não faz parte de nenhum dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. O MP possui autonomia na estrutura do Estado, não pode ser extinto ou ter as atribuições repassadas a outra instituição. Os membros do Ministério Público Federal são procuradores da República. Os do Ministério Público dos estados e do Distrito Federal são promotores e procuradores de Justiça. Os procuradores e promotores têm a independência funcional assegurada pela Constituição. Assim, estão subordinados a um chefe apenas em termos administrativos, mas cada membro é livre para atuar segundo sua consciência e suas convicções, baseado na lei. Os procuradores e promotores podem tanto defender os cidadãos contra eventuais abusos e omissões do poder público quanto defender o patrimônio público contra ataques de particulares de má-fé. O Ministério Público brasileiro é formado pelo Ministério Público da União (MPU) e pelos ministérios públicos estaduais. O MPU, por sua vez, é composto pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério Público Militar e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). a regularidade e as condições gerais do serviço. O conselho é um órgão do Judiciário, instituído pela Lei de Execução Penal, para efetivar a participação da sociedade no cumprimento das penas criminais.

Tramitação
O projeto será analisado por comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. em conjunto com o PL 1455/07, que trata do mesmo assunto. Após a comissão especial, os textos também deverão ser votados pelo Plenário.

Íntegra da proposta:
* PL-7791/2010

sábado, 25 de dezembro de 2010

Última aula do profº Guilherme para o 2ºD - 2010


A última aula do Guilherme, que ajudou bastante na prova, foi com as explicações durante o júri simulado. Quem não participou e não foi assistir pode conferir as explicações no vídeo a seguir:



Nós, que participamos, perdemos uma ótima oportunidade de apresentar um trabalho melhor, afinal, ao menos a leitura dos textos poderiam ser disfarçadas.

Eu apenas editei as imagens da audiência, que não foi filmada em sua totalidade, quem tiver curiosidade de ver todo o conteúdo registrado, segui o vídeo a seguir:



O piloto sumiu.

O Brasil se encontra em posição tão confortável, quanto a sua governabilidade, que o país é capaz de seguir em frente por inércia. Afinal, há quase um ano a pessoa do presidente, que nos últimos anos já era irrelevante, passou a não existir.

Em meados de março de 2010 em diante tínhamos vários presidenciáveis e um cabo eleitoral, que abandonou suas funções de presidente, para trabalhar por sua candidata. Após a vitória de sua apadrinhada, ela que durante a campanha apareceu até em missa e depois desapareceu, passou a se dedicar a sua despedida do poder.

Com a agenda repleta de discursos e inaugurações de obras, mesmo que ainda inacabadas, até o último dia de mandato, Lula passou a se comportar da mesma forma que, coincidência, um bêbado que não perde a oportunidade de fazer discursos absurdos e pedir sempre mais uma saideira para não ter que abandonar a festa.

Quem nunca viu um bêbado prometendo voltar no outro dia, falar mal de quem, de fato, é responsável por aquilo que ele, bêbado, se vangloria de ter feito, demonstra uma força que jamais possuiu etc.

Tudo indica que a presidente eleita, que não apareceu na mídia para comentar nem mesmo: o aumento da inflação, crise no Rio de Janeiro, orçamento de 2011 etc. Esteja deixando os holofotes para seu padrinho curtir os últimos momentos, como se ela não fosse a responsável pelo país a partir de 1º de janeiro.

O que resta a nós, que pagamos a maior carga tributária do mundo, é esperar que a "festa" acabe e que a partir da posse da nova presidente, o bêbado seja proibido de manifestações em nome de um país, do qual o povo merece uma chance de encarar, e melhorar, sua realidade.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Beber é uma festa.

As únicas pessoas que nunca disseram: "Eu nunca mais vou beber", são as que não consomem bebidas alcoólicas.

Mas mesmo essas, já ficaram com muita raiva de alguma gafe cometida por um amigo que tinha bebido um pouquinho a mais.

E nas festas de final de ano, como todo mundo bebe um pouquinho a mais, isso passa a ser normal. Mas não se preocupe, isso acontece com todo mundo, exemplos não faltam: Robinho e Diego, na festa do brasileirão; Vanussa, com o hino nacional; Fernando Vanucci, na copa; entre inúmeros outros.

Faça o mesmo que a Mariah Carey, leve na esportiva, afinal ninguém vai parar de beber por causa disso mesmo.



Será que é só no Brasil!?

O seguro obrigatório (DPVAT) para automóveis, táxis, motocicletas, caminhões e máquinas agrícolas terá um ajuste de 7,83% em 2011, informou a Susep (Superintendência de Seguros Privados). A justificativa é o aumento do número de sinistros e indenizações.

As indenizações, no entanto, não foram reajustadas. Em caso de morte ou invalidez, a vítima ou sua família recebem R$ 13.500. Os feridos continuarão a ter direito a R$ 2.700 em despesas médicas.

Perai, aumentaram um seguro, que já era um roubo, mas não aumentaram as indenizações? Isso deve acontecer só no Brasil, não é possível. O proprietário de uma motocicleta, seja o modelo que for, pagará o valor módico de R$ 274,06 anuáis.

Quem já sofreu um acidente e tentou recuperar o dinheiro usando o tal "seguro" sabe a dificuldade e o tamanho da burocracia para que a pessoa desista e não tente receber a tal indenização. Isso o governo não fiscaliza.

Feliz Natal

Pessoal, é chegado o momento de cumprimentar e desejar felicidades a muitos dos quais fomos obrigados a tolerar durante o ano inteiro. É Natal.

Momento de carinho, afeto, felicidades, confraternizações etc. algo parecido só com velórios, afinal, a grande maioria depois que morre deixa de ter defeitos e passa a ser uma pessoa maravilhosa na opinião de todos.

Desejo um Natal com muita festa e muita bebida a todos, afinal aguentar aquela tia fofoqueira, o cunhado mala, a tia encalhada e o restante da família junto só estando bêbado.

O vídeo mostra como seria a fábula do Natal nos dias atuais, é um comercial, mas vale à pena conferir:



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Liminar da Justiça reacende polêmica sobre exame da OAB

Fonte: Simone Franco / Agência Senado

Liminar concedida recentemente pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, reacendeu a polêmica sobre o fim do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O magistrado considerou essa avaliação inconstitucional, decisão que despertou críticas do presidente da OAB, Ophir Cavalcante. No Senado, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) já está pronta para votar parecer favorável, com emenda, a projeto ( PLS 186/06 ) do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) que extingue o exame.

Em entrevista à Agência Brasil , Ophir Cavalcante avaliou o entendimento do desembargador Vladimir Carvalho como "isolado" dentro do Poder Judiciário. O presidente da OAB também cogitou suspeição do juiz nesse episódio, pois teria um filho bacharel em Direito já reprovado em vários exames da Ordem.

"Ao liberar as pessoas alegando inconstitucionalidade do exame de uma forma indireta, ele vai beneficiar o filho se essa tese vier a ser vitoriosa. Portanto, é com essa perspectiva que a Ordem entende que existe um critério ético a ser observado", comentou Ophir Cavalcante.

Projeto

Embora não alegue a inconstitucionalidade do teste, Gilvam Borges defende sua extinção por entender que o estudante de Direito já é submetido a uma série de avaliações ao longo do curso. Argumenta ainda que essa exigência representa fonte de estresse e até de outros problemas de saúde para os candidatos.

- A mim parece inaceitável que uma única prova substitua todas as provas de cinco longos anos de formação acadêmica - afirmou o parlamentar.

O relator do PLS 186/06, senador Marconi Perillo (PSDB-GO) concordou que o exame da OAB, em seu modelo atual, é fator de estresse e de ônus financeiro para candidatos já reprovados. Mas discorda de sua eliminação "pura e simples".

- O mau advogado representa um risco para seus clientes. A adequada representação dos interesses de uma pessoa, em juízo e fora dele, implica, necessariamente, um elevado grau de proficiência técnica - advertiu Marconi Perillo em seu parecer.

Ao apresentar voto favorável à proposta, o relator tratou de fazer ajustes no texto original por meio de emenda. Assim, estabeleceu novos critérios para aplicação do exame da OAB. O teste passaria a ser realizado em duas fases, sendo a primeira composta de questões objetivas abordando o currículo do curso de Direito, e a segunda voltada para a elaboração de peça técnica focada na prática da advocacia.

Depois de passar pela CE, a matéria vai ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votada em decisão terminativa.

Público X Privado

"Tudo aquilo que algum idiota diz que é urgente, é algo
que algum imbecil não fez em tempo hábil e quer que você
se foda para fazer em tempo recorde."

Uma medida bem simples para melhorar o funcionamento da maquina pública, seria passar a exigir nos concursos públicos que os candidatos possuíssem ao menos um ou dois anos de trabalho na iniciativa privada.

Medida simples, porém faria com que a maioria que fosse admitida pelo Estado tivesse o discernimento do que realmente é trabalhar.

Quem já teve a experiência de trabalhar na iniciativa privada sabe o que é prazo, responsabilidade, cumprir metas, obrigações etc. Aspectos que alguns funcionários públicos nem tem ideia do que são.

Melhoraria o funcionamento da máquina e diminuiria o constrangimento de quem assisti um, típico, "funcionário público" reclamar da quantidade de trabalho que possui.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Adoro minorias.

"4 em cada 5 brasileiros consideram governo Lula ótimo ou bom"

O melhor em ler uma notícia dessa?

Saber que a maioria das pessoas que convivem comigo são parte da minoria.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Ótimo final de semana.

Uma música antiga, porém extremamente atual:


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Qualidade ou Inconstitucionalidade?

Um dia após o desembargador Vladimir Souza Carvalho, do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), conceder liminar determinando que a OAB inscreva bacharéis em direito como advogados sem exigir aprovação no Exame Nacional da Ordem. O Estadão divulga a seguinte notícia:

"Prova para futuros médicos só aprova 16% em SP "Apenas 16% dos 533 formandos em Medicina que fizeram o último exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) foram aprovados. Embora o desempenho na primeira fase tenha sido ligeiramente superior ao do ano passado (a aprovação passou de 40% para 57%), o índice de reprovação na segunda fase subiu de 4% para 68% - pior resultado desde a criação da prova. Além disso, a média geral em áreas básicas, como Clínica Médica e Obstetrícia, ficou abaixo da nota de corte (60%).

Para Braulio Luna Filho, coordenador do exame, a piora pode ser explicada pela mudança no perfil dos participantes e das questões de segunda fase. Neste ano, houve menor adesão dos formandos de escolas mais tradicionais. "A prova também teve grau de dificuldade maior", diz. Apesar das ressalvas, o vice-presidente do Cremesp, Renato Azevedo, considera o resultado preocupante. "A prova exige o mínimo de conhecimento que alguém que quer exercer a Medicina precisa ter."”

Após ler uma notícia dessa, sobre futuros médicos, impossível não se perguntar: O exame da Ordem deve ser extinto ou, além de mantido, implantado nos mesmos moldes para todos os demais cursos superiores?

A liminar tem como base a inconstitucionalidade da exigência da prova, não podemos esquecer que a nossa Constituição, cidadã e garantia, registra em seu artigo 7º, IV, que é um direito do trabalhador:“salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim"

Sabemos que as normas devem seguir a realidade da sociedade a qual se destinam e, infelizmente, a nossa Constituição traz muita utopia em seus artigos.

Conheci inúmeros Farmacêuticos que saíram da faculdade com o diploma sob o braço, mas que porém, não sabiam aplicar uma simples injeção. Não só advogados, mas médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, professores, enfim qualquer profissional tem obrigação de possuir um conhecimento profundo sobre sua profissão.

E não me venha dizer que "o mercado, por si só, extirpa os maus profissionais", não que ele não o faça, mas a qual custo que isso ocorre. O médico primeiro causar a morte de um paciente; a casa projetada pelo engenheiro desmoronar; a professora não ensinar os alunos durante anos.

Em um país onde a educação, em todos os níveis, se encontra em frangalhos é de extrema importância que todas as associações de classe exijam um exame semelhante para seus respectivos formandos. Caso isso seja feito, será a sociedade a maior beneficiada.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Justiça Federal diz que Exame da OAB é inconstitucional

Fonte: UOL

O desembargador Vladimir Souza Carvalho, do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), concedeu liminar determinando que a OAB inscreva bachareis em direito como advogados sem exigir aprovação no Exame Nacional da Ordem. Para o desembargador, a exigência de prova para pessoas com diploma de direito reconhecido pelo MEC é inconstitucional.

A decisão ocorreu em uma ação movida por Francisco Cleupon Maciel, integrante do MNBD (Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito), contra a OAB do Ceará. O pedido havia sido negado em primeira instância e o autor entrou com agravo no TRF-5. É primeira decisão de segunda instância que reconhece a inconstitucionalidade do Exame.

De acordo com o desembargador Vladimir Souza Carvalho, relator do caso, o Exame de Ordem é inconstitucional, na medida em que a Carta Magna prevê que "é livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Portanto, para o magistrado, não cabe à OAB “exigir do bacharel em ciências jurídicas e sociais, ou, do bacharel em direito, a aprovação em seu exame, para poder ser inscrito em seu quadro, e, evidentemente, poder exercer a profissão de advogado”.

Ainda segundo a decisão, da forma como está regulamentada a norma atualmente, conferindo poder de decisão à Ordem, faz com que as avaliações realizadas ao longo da graduação percam a validade. “Trata-se de um esforço inútil, pois cabe à OAB e somente a ela dizer quem é ou não advogado”, ressalta Carvalho.

Além disso, no entendimento do desembargador, a advocacia é a única profissão no país em que o estudante, já portando o diploma, necessita se submeter a um exame para poder exercê-la, “circunstância que, já de cara, bate no princípio da isonomia”, observa Carvalho, condição também prevista na legislação brasileira.

“De posse de um título, o bacharel em direito não pode exercer sua profissão. Não é mais estudante, nem estagiário, nem advogado. Ou melhor, pela ótica da OAB, não é nada”, aponta o magistrado.

“Usurpação do poder"

Para o relator da decisão, a avaliação realizada pelo Conselho da OAB, obrigatória, “não se apresenta como devida, por representar uma usurpação de poder, que só é inerente a instituição de ensino superior”. Carvalho alega que somente a Presidência da República pode regulamentar, privativamente, a lei – o que, portanto, não deve ser de responsabilidade do Conselho.

O relator ainda argumenta que o STF (Supremo Tribunal Federal) já reconheceu a repercussão geral em um recurso extraordinário (RE 603.583-RS) que discute a constitucionalidade do Exame de Ordem para o ingresso no quadro de advogados da OAB. Segundo ele, “em breve, haverá uma solução definitiva para a questão”.

Não acredito que acabem com o exame da Ordem, mas se acabar teremos um número, que já é grande, exorbitante de "advogados".

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tio Hends (2)

Uma noite que já começava com boas perspectivas de agradável, com boas conversas e muita cerveja, acabou recebendo também o, excelente, som da banda Tio Hends

Isso aconteceu graças a uma feliz coincidência na noite do dia 11 de dezembro, quando descobri que o bar, Peixinhos, que havia escolhido para estar com amigos teria uma apresentação da banda.

Já havia comentado aqui da presença de palco do Eric, o vocalista - na Virada Cultural, e das vezes que vi apresentações no Picanha, Tábua e Buteco. Mas desta vez a grande diferença do som foi o fato de estar em um bar amplo e com a grande maioria dos presentes, inclusive os músicos, sentados. O que faz com que o som fique muito mais audível.

Fica mais uma vez a dica: se souber onde a banda Tio Hends vai se apresentar prestigie, afinal é garantia de boa música. Confira a agenda no site da banda, é só clicar na imagem.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bem real.

O desenho Family Guy (Família da Pesada), é um desenho adulto que aborda de forma escrachado a realidade dos adultos.

Este episódio, que posto abaixo, é emblemático quanto a religião:

domingo, 12 de dezembro de 2010

Envelheço na Cidade.

Alguns pensamentos de nossa infância nos acompanham para o restante de nossas vidas. Lembro-me que, quando ainda criança, meu sonho era estar na madrugada do meu aniversário, andando de carro sozinho pela cidade e ouvindo a música, sucesso na época, do Ira!.

Acredito que, depois que consegui a habilitação, foram poucas as vezes que no meu aniversário que não repeti tal ritual. Sonhos bobos, mas que muitas vezes deixamos de realizar por acharmos que era coisa de criança.

Quando ainda crianças acreditamos que podemos tudo, quando crescemos passamos a deixar tudo para depois que: "passar naquele concurso", "trocar de carro", "conseguir um salário melhor" etc. e os momentos simples deixamos para depois.

Poucos conseguem, assim como as crianças, aproveitar momentos simples e transformá-los em especiais. Necessitamos sempre de algo mais, mesmo que seja alguma coisa que nem sabemos ao certo para que. Abrimos mão de bons momentos para viver melhores no futuro, sempre ignorando a existência da morte.

A vida é única, a morte chega para todos, seja você católico, espírita, evangélico, ateu ou qualquer outra coisa. Sendo assim, qual motivo temos para não aproveitarmos cada momento ao máximo, nenhum. Uma frase que li e sempre gosto de pensar:

"Quantos anos você teria se não soubesse quantos anos tem?"



sábado, 11 de dezembro de 2010

Feliz Natal - antecipado

Olha só quem passou pelo blog para deixar um Feliz Natal, todo especial, para os alunos:

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dica de passeio. (grátis)


Quem estiver a fim de fazer um programa diferente dos já tradicionais: shows, barzinhos, cinema, shopping etc. na cidade de Franca, uma ótima sugestão é assistir a peça "Invisível aos olhos" no teatro do Sesi.

Fiquei sabendo da peça através de uma propaganda em uma comunidade no orkut e aproveitei o feriado do dia oito de dezembro para assistir.

Quem nunca leu "O Pequeno Príncipe" sairá do teatro decidido a ler o livro e quem já conhece a história ficará fascinado com a qualidade dessa adaptação.

Enfim, é um programa imperdível.

Mais detalhes:

Teatro Adulto
Invisível aos Olhos
(Adaptação de O Pequeno Príncipe)

Sessões:
08/12 – Quarta-feira – 20h
09/12 – Quinta-feira – 20h
16/12 – Quinta-feira – 20h
17/12 – Sexta-feira – 20h
21/12 – Terça-feira – 20h
22/12 – Quarta-feira – 20h

Um ser de outro planeta é cativa do por uma Rosa e, após um problema entre eles, decide conhecer novos lugares. Assim o Pequeno Príncipe conhece vários Planetas, conhecendo uma série de personagens inusitados, e conhece também a Terra, onde aprende e entende alguns significados terrestres como a amizade.


NOTA:
O espetáculo INVISÍVEL AOS OLHOS (Adaptação de “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry), é o resultado do processo desenvolvidos pelos alunos do Módulo 3 do
Núcleo de Artes Cênicas do SESI Franca, com direção de Alessa Hungria.

Atenção!!!
Para a peça teatral os ingressos começam a ser entregues com 30 minutos de antecedência, são válidos até 15 minutos antes do início do espetáculo e É NECESSÁRIO AGUARDAR NO TEATRO ATÉ O INÍCIO DO ESPETÁCULO.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cartinhas para o Papai Noel.

Para os que não conhecem e querem fazer algo diferente no final do ano, acontece na época do Natal uma campanha em conjunto, entre a população e as agências dos Correios, em todo o país, funciona assim:

Os Correios recebem milhares de cartas com pedidos, de tudo que você imaginar, para o "Papai Noel". As agências separam as cartinhas, grifam o que foi pedido e deixam a disposição para que a população adote a cartinha que escolher. Depois quem adotou pode levar o presente na própria agência que os Correios entregam a quem fez o pedido, sem custo algum.

Eu, juntamente com alguns colegas, busquei algumas cartinhas no Natal de 2007 e 2008. Escolhemos, se não me engano, seis cartinhas em cada ano e dividimos o valor das compras, que ficou bem baixo para cada um.

Algumas cartinhas são comoventes: "gostaria de uma Cesta de Natal", "uma cesta básica, por que falta comida aqui em casa", "queria poder dar um presentinho para meus irmãos, minha mãe não tem condições..." e tudo mais que você pensar.

Eu e um amigo resolvemos entregar nós mesmo na casa das pessoas que haviam pedido. Descobrimos, que como sempre, alguns agem de má fé enviando várias cartas e quando recebem o presente é "apenas mais um".

Agora existe as pessoas que realmente precisam. A melhor recordação que tenho é de uma cartinha que a menina pedia: uma roupa e uma bota - para ela, uma boneca - para a irmã, bolas - para os dois irmãos e uma cesta básica para os pais. O olhar de felicidade dessa família e a expressão de felicidade do pai, em uma casa ainda na laje coberta com plásticos, são impossíveis de esquecer e mais ainda de descrever.


Não custa passar por uma agência dos Correios e ler algumas cartinhas, quem sabe você não faz a diferença na vida de alguém.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Unifran X MEC

Depois que publiquei a lista, presente em toda a impresa, divulgada pelo MEC recebi duas informações interessantes. Uma através de um comentário aqui mesmo no blog, a Regiane postou um comentário que a faculdade, realmente, tinha informações extra-oficiais do resultado do Enade, postarei o conteúdo a seguir.

A segunda informação recebi por e-mail de um aluno, não divulgarei o nome pelo fato de que não o disse que faria, do 2º D. Ele disse que assim que leu a notícia na mídia:

"Imediatamente entrei em contato telefônico com o dr. Esdras e ele garantiu que não está constando a nota do Enade. que na resposta eles estarão informando o necessário, e é para ficarmos despreocupados com isso, que não passa de política. Agradeceu por estar preocupado e que era para repassar para os colegas que a situação estava sob controle. Que a universidade atingiu sim os 3,0 pontos no Enade, e, portanto não poderia estar nesta lista."

A seguir o texto sobre o Enade do site do INEP:

"Instituições poderão solicitar reconsideração de seus indicadores de qualidade até o dia 8/12

As instituições de ensino superior (IES) que ainda não tenham encaminhado pedido de reconsideração dos indicadores de qualidade de cursos e instituições do Enade 2009, disponíveis para consulta restrita desde 19/11, poderão fazê-lo até às 23h59 do dia 8/12, horário oficial de Brasília-DF. As informações estão disponíveis no sistema e-mec, em http://emec.mec.gov.br/ies, para consulta dos procuradores institucionais cadastrados.

Ao todo, 1.695 IES tiveram cursos avaliados pelo Enade 2009. Os indicadores – conceito Enade, IDD, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) - só serão abertos para consulta pública depois de decorrido período para pedido de esclarecimentos, análise e reconsiderações, quando pertinentes. A disponibilização preliminar dos dados às instituições visa a garantir seu direito à análise e solicitação de esclarecimentos antes da divulgação consolidada."

Obs. Agradecimentos a Regiane, que me corrigiu informando o link do INEP, postado aqui.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MEC abre processos administrativos contra 16 cursos de Direito

A Secretaria da Educação Superior (Sesu), do MEC, abriu processos administrativos contra 16 cursos de Direito de instituições de ensino superior para a possível desativação de três deles e para diminuição no número de vagas oferecidas em outros 13. As instituições têm 15 dias para se defender, após serem notificadas. As portarias foram publicadas ontem, 2/12, no Diário Oficial da União.

A Sesu afirmou que as entidades não cumpriram exigências feitas em termos de saneamento de deficiências assinados em 2007 e 2008. Elas tinham prazo de um ano para que as melhorias exigidas fossem realizadas. A supervisão dos cursos de Direito começaram em 2007, a partir dos resultados do Enade de 2006. Outros onze cursos cumpriram as recomendações e tiveram seus processos arquivados.

A Sesu/MEC informou que todos os cursos foram vistoriados por uma comissão, formada por especialistas indicados pelo MEC, por membros da Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi) e da OAB. Nas visitas, foram avaliados três quesitos : projeto pedagógico, composição do corpo docente e infraestrutura.

  • Cursos que podem ser fechados pelo MEC :

Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc)

Universidade de Passo Fundo, nos campus de Soledade

Palmeira das Missões

  • Cursos que podem diminuir o número de vagas :

Universidade Veiga de Almeida

Universidade de Franca

Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), campus de Santa Barbára d'Oeste

Faculdade São José

Faculdade Integrada do Recife

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Faculdade dos Cerrados Piauienses

Faculdade de Aracruz

Faculdade Anhanguera de Ponta Porã

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (Unar)

Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (UniMSB)

Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut)

Abeu Centro Universitário (Uniabeu)


Achei muito estranho o fato do nome da Unifran figurar na lista divulgada pelo MEC. Afinal a notícia que havia chegado até mim é que o resultado do Enade fora muito satisfatório.

Fato curioso: eu não co
nsegui encontrar nada na internet, nem uma simples linha, comentando o resultado do Enade 2009. Mas os dois professores que nos deram parabéns disseram: "ainda não era oficial". Será que era uma aposta e não uma informação?

Dos três quesitos que o MEC avalia - projeto pedagógico, composição do corpo docente e infraestrutura - o terceiro ela tem qualidade inquestionável, os outros não sabemos o que de fato é exigido.

Caso a Unifran seja obrigada a diminuir o número de vagas, não será novidade, repete-se o ano de 2009. Quando estávamos no primeiro ano ouvimos: "É o primeiro ano nessa faculdade que o curso de Direito tem uma lista de espera." Tal sentença não era mentira, apenas omitiram que isso, caso tenha mesmo ocorrido, foi graças a redução de vagas imposta pelo MEC.

Será que a frase: "parabéns pelo Enade", também omitia alguma, boa, informação ou era apenas uma jogada de marketing para evitar as costumeiras transferências para a FDF?

O resultado do Enade ainda não saiu, para quem não se lembra, devido a lambança feita nas provas pelo Governo Federal, vamos aguardar as próximas informações para saber o que, de fato, está acontecendo e qual é a verdade de tudo isso.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Só pode ser piada.

Havia ouvido uma professora falar sobre isso, mas pensei que ela estava apenas fazendo uma piadinha por eu estar por perto. Depois que vi, o que postei a seguir, percebi que não se tratava apenas de uma simples piada.

A "comissão de direitos humanos e minorias", querem distribuir um Kit gay para alunos que conterá um DVD onde um menino vai ao banheiro e quando entra um coleguinha, ele se diz apaixonado bla bla bla
.

Seis mil escolas receberão um kit de material "educativo" composto de vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais. No vídeo Encontrando Bianca, um adolescente de 15 anos se apresenta como José Ricardo, nome dado pelo pai, que era fã de futebol. O garoto, no entanto, aparece caracterizado como uma menina, como um exemplo de um travesti jovem. Em seu relato, o garoto conta que gosta de ser chamado de Bianca, pois é nome de sua atriz preferida e reclama que os professores insistem em chamá-lo de José Ricardo na hora da chamada.



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Extra! NASA fará anúncio de vida extra-terrestre

Fonte: rodrigoconstantino.blogspot.com

Este blog antecipa o anúncio que a NASA fará hoje às 17h. Foi descoberta vida extra-terrestre. O ET possui 9 dedos, tem uma enorme cara-de-pau, pode se camuflar como um camaleão dependendo do ambiente, é movido pelo consumo de álcool, fala um dialeto que se parece um pouco com o português, e jura que faz milagres. Estudos da NASA mostraram que o ET tem o poder de hipnotizar os seres humanos mais limitados. A NASA alerta que o ET é perigoso e apresenta elevada capacidade de destruição. Segue uma foto dele obtida pelo telescópio Hubble:

Açai Raiz.

Mais uma dica de barzinho, em Franca, que vale a pena conhecer. Mas dessa vez não se trata bem de um barzinho e sim de uma casa de sucos.

É a "Açai Raiz", localizado na Av. Presidente Vargas, com uma decoração bem bacana, atendimento legal e ótimos preços. Depois da decoração o que mais chama a atenção é o tamanho dos copos e porções, que são bem generosos.

Uma excelente sugestão para aqueles dias que acordamos jurando "nunca mais vou beber" ou para quem gosta de buscar uma fonte extra de energia em uma bela tigela de açai.

Localização:
Av. Presidente Vargas, 308 - Cidade Nova - Franca.
(em frente ao Banco do Brasil)


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

É a nossa vida.

Não estou bem certo se foi de Steve Jobs, mas li em uma entrevista uma frase, mais ou menos, assim: "Para conseguir que algo faça sucesso: é necessário criar algo novo, que passe a ser imprescindível para as pessoas".

Impossível duvidar de tal sentença. Dois exemplos presentes no nosso cotidiano:
Há, relativamente, pouco tempo, ninguém possuía celular, hoje quase morremos quando termina a bateria e estamos na rua;

O que dizer então da Internet!? Blogs, Orkut, MSN, Facebook, Twitter, eMule e inúmeros outros brinquedinhos que passaram a fazer parte de nosso cotidiano e é quase impossível se imaginar sem eles.

Mas igual a tudo no mundo, embora pareça que só aconteça com as novas tecnologias, ficamos reféns de máquinas
e quando elas pedem um reparo é a hora que sentimos na pele o quanto estamos acostumados - viciados - a brincar com elas.

Nunca imaginei que uma placa de vídeo queimada me deixaria tão deslocado. E qual será a razão dos técnicos enrolarem tanto para arrumar, afinal, uma noite, sem computador, é tempo mais que suficiente para perceber o quanto ele faz falta.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Show de Propaganda.

Não é difícil propagandas bem melhores que os programas exibidos na televisão.
A seguir um ótimo exemplo:





domingo, 28 de novembro de 2010

Rio de Janeiro - RJ - Brasil


As imagens divulgadas durante essa semana pela imprensa, e que ilustram este texto, não são do Iraque, Afeganistão, Haiti e nem de outro lugar do qual já acostumamos com cenas de guerra e sim da "Cidade Maravilhosa".

Após anos de abandono por partes do poder público e agora, provavelmente visando a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o governo resolveu retomar os locais do Brasil onde o poder paralelo, e não o democraticamente constituído, governava.

Retomar as favelas das mãos de traficantes é apenas o primeiro passo de uma longa jornada, agora vamos aguardar para assistir se o governo terá empenho e interesse de continuar até o final.

Inversão de valores.

Gostaria de entender a razão que leva as pessoas a sempre tentarem culpar a vítima, ou terceiros, pelos resultados de ações promovidas por bandidos, os verdadeiros culpados, que passam de protagonistas a meros coadjuvantes.

Nas notícias do latrocínio, que teve como vítima um amigo meu, divulgadas nos jornais rádios locais no dia seguinte, o autor dos três disparos que foi responsável por ceifar a vida da vítima perdeu em importância para o fato de ele ter reagido e, principalmente, por seu estabelecimento ser credenciado a receber contas da
CPFL.

Aqui em Franca, em outras cidades eu não sei, a
CPFL cortou convênio com lotéricas, bancos e as contas passaram a serem recebidas em estabelecimentos credenciados - bares, lojas, padarias etc. - fato que causou indignação na população.

Após o latrocínio, e os inúmeros comentários de populares, as rádios e jornais começaram a divulgar: "mais um assalto a credenciado
CPFL", que inversão de valores é essa?

O fato de a vítima ter reagido, só quem já sofreu um assalto para saber como será de fato sua
reação, lembrando que havia uma arma apontada para sua esposa e ele assistia tudo pelas câmeras de segurança. Quanto ser credenciado da CPFL, comerciantes pagam uma fortuna em impostos e qualquer novidade que faça com que aumente o fluxo de pessoas nos estabelecimentos são sempre muito bem vindas.

Os impostos pagos por todos nós deveriam ser convertidos, entre outras coisas, em segurança.
Um Estado incompetente, juntamente com uma população hipócrita, conseguem transformar a vítima em culpada pela própria morte. Enquanto o verdadeiro e único responsável está nas ruas planejando o próximo assalto.

É sempre mais fácil colocar a culpar em alguém.

Começam a valer neste domingo (28) as novas soluções mágicas que os governos tanto gostam de implantar, em relação a drogarias e medicamentos.

Agora para comprar antibióticos será necessário apresentação e retenção da receita, que terá validade de 10 dias, por parte das drogarias. A nova medida foi tomada para prevenir a população do surgimento de super bactérias pelo uso indevido desses medicamentos.

Os governantes, na maioria das vezes, responsabilizam as drogarias e farmácias pelas mazelas na saúde pública. Seja pelo alto preço dos medicamentos ou pela automedicação.

Jamais divulgam os impostos absurdos cobrados em medicamentos, que nos de uso veterinário são menores, ou a falência que se encontra na saúde pública.

Até que não é difícil entender tal atitude, afinal é sempre mais fácil e barato culpar alguém a ter que encarar as verdadeiras causas do problema.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Não existe mérito na obrigação.

Agora falta pouco, ou melhor, apenas duas provas para acabar mais um ano letivo. É a hora que lembramos que um mísero pontinho faz muita falta e que aquele trabalho que não preocupamos em entregar faz toda diferença.

Eu sempre digo: "Nas provas eu sempre vou bem. Os resultados que me decepcionam". Afinal, na prova você pode escrever qualquer baboseira, que o papel aceita tudo. Já os professores mantêm esse péssimo hábito de exigir respostas e alternativas corretas.

Um professor nos disse no primeiro ano, e eu já havia postado aqui: "
Não se preocupem com notas em provas, a média 6 com um pouco de esforço todos com certeza conseguem..."

No terceiro bimestre, juntamente com um amigo, decidimos avaliar
se realmente é fácil conseguir notas. Fizemos um teste bem simples, ao invés de estudarmos somente na véspera, como de costume, passamos um final de semana tirando nossas próprias dúvidas e constatamos: quem não trabalha, vive para estudar e gosta de se vangloriar por notas altas, o faz sem mérito algum.

Qualquer pessoa que têm disponibilidade e se propõe a estudar, querendo somente notas altas, deve enxergar o resultado como sendo uma obrigação e não como uma conquista.

Novo Código de Processo Penal passa por segundo turno de discussão e vai à comissão especial

Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado

O Plenário do Senado realizou na noite desta terça-feira (23) o segundo turno das discussões sobre a proposta que reformula o Código de Processo Penal (CPP). Agora, a matéria - e as emendas apresentadas nesta fase - serão enviadas à comissão especial que examina o assunto. O relator do projeto (PLS 156/09), senador Renato Casagrande (PSB-ES), anunciou que essa comissão deve votar as emendas na próxima terça (30) para, em seguida, devolver o texto ao Plenário.

- Espero que a proposta seja finalmente aprovada pelo Senado até o início de dezembro - declarou ele.

Na noite desta terça, Casagrande relembrou a trajetória do projeto, que já tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), onde foi aprovado sob a forma de substitutivo de sua própria autoria. Ele afirmou que o novo código "funcionará como um instrumento de combate à criminalidade".

- Nós estamos vendo agora a ousadia da criminalidade no estado do Rio de Janeiro -, ter bons instrumentos para que a punição possa acontecer é importante. O Código de Processo Penal é mais um instrumento. Não é a salvação de tudo, mas é mais um instrumento na política de combate à criminalidade. Não será a solução para tudo, mas será mais um importante instrumento - ressaltou, referindo-se à onda de ataques e incêndios coordenada por criminosos em vários pontos do Rio.

O senador também recordou que o Código de Processo Penal atual teve origem em 1941 e que, apesar das modificações a que foi submetido desde então, a sua reformulação é necessária.

De acordo com a Mesa, foram apresentadas pelos senadores cerca de 200 emendas, que estão sendo sistematizadas e serão analisadas pela comissão especial. Para se tornar lei, além de passar no Senado, a proposta também terá de ser aprovada na Câmara dos Deputados.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Apenas um clique de diferença.

Acredito que devido ao fato de já ter sido vítima de inúmeros furtos e assaltos a mão armada, eu não consiga encarar tais crimes com naturalidade.

Hoje fiquei sabendo de um comerciante que havia acabado de ser morto por reagir a um assalto. A vítima, de 37 anos, era proprietária de uma padaria, onde ocorreria o assalto e acabou acontecendo o latrocínio.

Os conhecidos da vítima me disseram que se tratava de uma ótima pessoa - quando morre todo mundo diz isso - divertida, calma e que ajudava muito as pessoas.

Fiquei algum tempo me lembrando das vezes que tive a arma apontada em minha direção e que um leve movimento no dedo do meliante e eu não estaria ali. Um simples "clique no mouse" difere um assalto de um latrocínio.

Pouco menos de meia hora se passaram e vieram me contar a localização da padaria e o nome do proprietário, que se tornou mais uma vítima, foi o Fernando da padaria localizada no Vera Cruz.

Ele era um colega meu. Não tínhamos muito contato recentemente, afinal nas palavras dele: "casei, tenho filho e fico na padaria direto, minha vida é bem diferente daquela época, comércio como você sabe é muito cativo, mas fazer o quê? Temos que trabalhar."

Foi mais ou menos essas as palavras que me disse quando conversamos pela última vez, eu como sempre prometi uma visita, que também como sempre jamais fiz, a sua padaria. Há época do qual ele se referiu, ele ainda era solteiro e fazíamos parte da mesma turma, das bagunças, de finais de semana.

As pessoas não mentiram sobre suas qualidades, realmente ele era um "meninão". Não precisou da morte para ter qualidades, como a maioria das pessoas.

Em todas as vezes que fui vítima jamais recebi uma visita, ou mesmo ligação, de uma ONG de Direitos Humanos. Meu colega deixou esposa e, se não me engano, duas crianças. Será que sua família receberá auxílio ou mesmo algum telefonema? Acho improvável.

Quando se critica a atuação dos Direitos Humanos, por defenderem bandidos, os mesmos alegam que todos devem ser tratados com dignidade. Eu apenas não entendo a razão das vítimas, e seus familiares, jamais receberem algum tipo de amparo dos grupos que defendem tais direitos, já que alegam ser para todos.

Musicando em Franca.

O pessoal que adora reclamar que em Franca não acontece nenhum evento legal vai se decepcionar na próxima quinta, 25 de novembro, dia que o cantor Diogo Nogueira participará do Musicando em Franca.

O projeto, que é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, consiste na apresentação de um artista consagrado juntamente com as crianças do 5º ano matriculadas no ensino municipal.

Artistas como Toquinho e Elba Ramalho já participaram e fizeram a festa da garotada e do público que compareceu. Agora em 2010 será a vez do samba malandro de Diogo Nogueira:



O cantor já conquistou as crianças que se apresentarão com ele, pois desde que aceitou o convite mantém contato com elas através de ferramentas on-line como o Twitter.

Lembrando que os convites (crianças com até 7 anos não precisam) podem ser trocados por um litro de óleo a partir do dia 22 em pontos estabelecidos pela Secretaria de Educação nas quatro regiões de Franca.

O show do Diogo, tudo indica, é bem animado. Assistir a seu DVD me despertou uma curiosidade, será que ele tem algum irmão que é advogado?

domingo, 21 de novembro de 2010

Aparências.

É impressionante como algumas pessoas nascem para serem pobres, enquanto muitas vivem aceitando e sofrendo todo e qualquer tipo de humilhação para parecerem ricas e elegantes, sem nunca se preocuparem com a própria felicidade.

A cada dia que passa tenho mais certeza que nasci para ser pobre. Não que eu não tenha ilusões de possuir uma moto cara, poder viajar para qualquer lugar, frequentar bares e boates sem me preocupar com o quanto estou gastando, entre outras coisas. Mas quero o dinheiro me proporcionando diversão e não me escravizando.

Viver entre pessoas simples é muita mais fácil e, principalmente, divertido. Podemos visualizar essa realidade até mesmo no poderoso cinema norte americano, quem não se lembra da clássica cena onde o personagem interpretado por Leonardo di Caprio salva a personagem Rose, vivida por Kate Winslet, de uma festa entediante, lotada de pessoas falsas e arrogantes, a levando para uma festa regada a bebida, música, gente alegre e descontraída, porém pobres, isso no clássico "Titanic".

É claro que a diferença que citei não envolve apenas o dinheiro, na verdade ele é o menor detalhe. As pessoas gostam de ostentar para impressionar os outros e acabam se comportando de forma ridícula e dissimulada.

Eu posso até chegar a ter dinheiro um dia, mas realmente nasci para ser pobre, independente do valor do carro ou moto que eu possua sempre vou preferir frequentar as festas onde eu continue ouvindo: "toma um copo para você e já pega uma carninha ai, fica a vontade que aqui todo mundo é de casa".

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Anhembi - Interlagos - São Paulo - 2010

Não mantive a mesma paixão por Fórmula 1 depois da morte do Ayrton Senna em 1994, naquela época sabia todas os carros, equipes, pilotos, capacetes, entre outros detalhes de todos os pilotos da categoria. No último Grande Prêmio Brasil realizado em 07 de novembro eu mal sabia quem era os brasileiros na pista.

Mas GP Brasil é uma festa e, nisso continuo apaixonado como sempre, minha jornada começou esse ano na madrugada de sexta e não de sábado, como nos anos anteriores. Antes do treino de sábado, ainda na sexta queria dar uma passadinha pelo 50º Salão do Automóvel, queria ver de perto as belas mulheres que aparecem ao lado dos carros, afinal diferente da maioria dos brasileiros, carro nunca foi uma das minhas paixões.

E a maratona teve seu início à zero hora de sexta, quando embarquei em um ônibus com destino a capital, e assim se desenrolou:

Sexta-feira: Salão do Automóvel valeu pela apresentação do Roger, no estande da Volskwagem, e também a da Lotus amarela que foi pilotada pelo Ayrton, essa no estande do Bradesco (as duas tiveram vídeos postados aqui no blog e valem a pena serem visualizadas).

Bom, também tinha as modelos, lindas quando posavam para fotos, e expressão de nojo assim que paravam os flashes. Fazer o quê? Não deve ser fácil ser linda e gostosa, porém pagas para sorrir durante 10h interruptas equilibradas em saltos agulha. Tendo uma oportunidade vale a visita no Salão, evite apenas levar crianças ou pessoas que não permitam que você desfrute de todas, que são muitas, as atrações possíveis.

Sábado/Domingo: Interlagos, momento do qual "filha da puta" passa a ser um tratamento, digamos, fraternal.

Reencontrar velhos amigos e outros nem tão velhos assim, fazer novas amizades e, principalmente, muito barulho. Descobrir que um megafone pode fazer muita falta, no mesmo instante que a presença de outro, faz que seu amigo se torne alvo de um copo d'água, detalhe, que era endereçado a você.

Que existem pessoas incapazes de conviver em grupo, afinal não sabem distinguir liberdade de libertinagem. Felizmente essas uma minoria.

Perceber que enquanto para alguns "o melhor é a fila", para nós pode ser o "café na padaria", o "jacaré no rolete", o "acorda FDP" ou qualquer outro momento único que compartilhamos com um bando de "filhas da puta".

E um pouquinho antes de finalizar essa maratona ainda podemos nos dar ao luxo de assistirmos a uma corrida de F1. Sim, um pouquinho antes, afinal faltam 1:30h de trem/metrô e mais umas 4h de ônibus até voltar para Franca às 23:30h do domingo.

Olhando de fora pode até parecer loucura, talvez até seja, mas com certeza é um dos melhores finais de semana do ano, para a maioria dos "malucos" que participam. E 2011? Estaremos lá novamente, usando o GP Brasil como um pretexto para mais um final de semana inesquecível novamente.


Obs. Abraço especial ao pessoal "GGOO" que são responsáveis por tamanha baderna.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Falsos sequestradores sofisticam o golpe

(Fonte: Zero Hora)
Criminosos põem vítimas em contato telefônico e ampliam o desesperoO golpe do falso sequestro ocorrido na quinta-feira passada, em Porto Alegre, trouxe uma novidade. Aproximando dois telefones, os criminosos fizeram com que pai e filho, as duas vítimas do golpe, ouvissem as vozes um do outro. O pai ficou em pânico achando que o filho realmente fora sequestrado.

Quando o auxiliar de serviços gerais de condomínio, Dalton Ribeiro de Menezes, 46 anos, atendeu ao telefone, por volta das 15h da última quinta-feira, foi o seu filho de 12 anos quem disse:

– Pai, eu tô num carro com dois homens. Um tá com uma arma na minha cabeça. Tô sendo sequestrado e eles querem dinheiro.

O celular de Menezes mostrou que o número era restrito. Mas, ao ouvir a voz dele, não teve dúvidas de que era um sequestro consumado:

– Eu tive certeza de que era o meu filho. Não era uma gravação. Ele confirmou à polícia que falou comigo.

Ao contrário do que normalmente ocorre em casos de falso sequestro, não se tratava de um outro criminoso fingindo ser a vítima. Com dois telefones colados um ao outro – segundo investigação da polícia – os bandidos colocaram pai e filho em contato. Coagido pelos falsos sequestradores, o menino obedeceu aos criminosos, que haviam dito que estavam de posse da mãe dele. Se não cooperasse, eles a matariam. Para proteger a mãe, o jovem disse ao pai que ele era o sequestrado e pediu que o resgate fosse pago o mais rápido possível.

De acordo com o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Roubos, foi a primeira vez que a polícia teve conhecimento da artimanha. Menezes ainda recebeu uma outra ligação dos falsos sequestradores. Porém, desta vez, usaram o artifício comum neste tipo de situação. Alguém gritou e eles anunciaram que haviam mutilado um dedo do menino. Eles continuaram fazendo ameaças de tortura se não recebessem o dinheiro.

Clientes e funcionários da agência do Banrisul em que Menezes foi retirar o dinheiro para o resgate, no bairro Menino Deus, perceberam, pela aflição dele, que havia algo errado e chamaram a polícia. O pai contou aos policiais os lugares em que o filho poderia estar. Contudo, não o encontraram. Os criminosos haviam mandado o menino sair e permanecer em um shopping center, sem celular.

O pesadelo terminaria às 18h, quando o menino foi até o trabalho da mãe, no Centro. A partir de agora, Menezes orienta o filho a não mais atender ligações de desconhecidos.

sábado, 13 de novembro de 2010

Roger - Salão do Automóvel

Apesar de não me incluir na regra que diz "brasileiro é apaixonado por carros", visitei o Salão do Automóvel de 2010, que aconteceu em São Paulo.

Entre as inúmeras ações de marketing promovidas pelos expositores, estava apresentações de Roger Moreira (vocalista do Ultraje a Rigor) no "teatro" montado no estande da Volkswagen.

A seguir um dos sucessos que ele apresentou e que era uma das melhores atrações do Salão.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Senna!! Emocionante.

No dia 12 de novembro estréia nos cinemas o filme/documentário sobre o piloto Ayrton Senna, como já divulguei aqui, que será um teste para saber quanto de lágrimas é possível a seus, eternos, fãs derramarem.

Já tive a prova cabal de que a quantidade delas não será pouca. No Salão do Automóvel de 2010, no estante da Audi/Bradesco, acontecia a cada hora uma apresentação do piloto.

O vídeo que postei abaixo não desperta tanta emoção como assistí-la pessoalmente e ainda tem o problema da baixa qualidade técnica de imagem e som, mas mesmo assim vale a pena conferir para se preparar para o lançamento do dia 12.

Divirtam-se:



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O desassossego dos construtores do direito: escrito para os juízes...aplicável a todos os operadores do direito.

"Eu sei que a opção pela Constituição, pela dignidade da pessoa humana e, portanto, pelos direitos humanos, tem um preço alto, custoso mesmo. Incompreensões, com frequência; medos, não raro; angústias, tantas; carreiras destruídas, muitas. Mas, afinal, para que vale ser juiz, se o ser que habita não for de carne,osso e sangue e não se atirar, por inteiro, e com coragem, sempre, na realização de sua missão tutelar dos direitos fundamentais da pessoa humana?"

(Alberto Silva Franco: In: Exortação aos juízes mais novos. Boletim da Associação dos Juízes para a Democracia, ano 4, nº 8, julho, 1996, p.7)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aulas interessantes. [2]



Agradecimentos especiais, pela colaboração, ao Charles.