quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Cartinhas para o Papai Noel.

Para os que não conhecem e querem fazer algo diferente no final do ano, acontece na época do Natal uma campanha em conjunto, entre a população e as agências dos Correios, em todo o país, funciona assim:

Os Correios recebem milhares de cartas com pedidos, de tudo que você imaginar, para o "Papai Noel". As agências separam as cartinhas, grifam o que foi pedido e deixam a disposição para que a população adote a cartinha que escolher. Depois quem adotou pode levar o presente na própria agência que os Correios entregam a quem fez o pedido, sem custo algum.

Eu, juntamente com alguns colegas, busquei algumas cartinhas no Natal de 2007 e 2008. Escolhemos, se não me engano, seis cartinhas em cada ano e dividimos o valor das compras, que ficou bem baixo para cada um.

Algumas cartinhas são comoventes: "gostaria de uma Cesta de Natal", "uma cesta básica, por que falta comida aqui em casa", "queria poder dar um presentinho para meus irmãos, minha mãe não tem condições..." e tudo mais que você pensar.

Eu e um amigo resolvemos entregar nós mesmo na casa das pessoas que haviam pedido. Descobrimos, que como sempre, alguns agem de má fé enviando várias cartas e quando recebem o presente é "apenas mais um".

Agora existe as pessoas que realmente precisam. A melhor recordação que tenho é de uma cartinha que a menina pedia: uma roupa e uma bota - para ela, uma boneca - para a irmã, bolas - para os dois irmãos e uma cesta básica para os pais. O olhar de felicidade dessa família e a expressão de felicidade do pai, em uma casa ainda na laje coberta com plásticos, são impossíveis de esquecer e mais ainda de descrever.


Não custa passar por uma agência dos Correios e ler algumas cartinhas, quem sabe você não faz a diferença na vida de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário