O livro do Biólogo Richard Dawkins consegue causar asco, em algumas pessoas, já pelo seu título: "DEUS - um delírio".
Autor de outros livros e documentários sobre a evolução das espécies e contrário a ideia, absurda, do criacionismo. Nesse livro o objetivo confesso é não apenas provocar os religiosos convictos, mas principalmente levar os religiosos "por inércia" a pensar racionalmente a sua crença, trocando-a pelo orgulho ateu e pelo amor à ciência.
Uma leitura dinâmica e interessante, sobre os dogmas e os motivos que nos levam, desde criança, a nunca questioná-los.
Dawkins, mostra quanto é absurda a ideia de levar a bíblia a sério e, mais ainda, querer usá-la como um manual de moral e bons costumes na sociedade.
Um livro que deveria ser lido por todos, principalmente, pelas pessoas criadas dentro de alguma religião e que são adestradas para nunca questionar. Ele nos abre os olhos para atitudes simples de nosso cotidiano do qual aprendemos a conviver e nunca questionar, mesmo sem nunca entender o porque delas existirem.
Citando os argumentos e frases, que estamos acostumados a ouvir, de religiosos o escritor vai derrubando um a um todos eles.
Encerro a sugestão com um texto de Thomas Jefferson, retirada do próprio livro, com o objetivo de provocar que você também o leia:
"Joga fora todos os medos de preconceitos servis, sob os quais as mentes dos fracos se curvam. Coloca a razão firmemente no trono dela, e apela ao tribunal dela para todos os fatos, todas as opiniões. Questiona com coragem até a existência de Deus; porque, se houver um, ele deve aprovar mais o respeito à razão que o medo cego."
Nenhum comentário:
Postar um comentário