Para quem não se lembra ela é autora do documentário Jusitça.
Diferente do anterior, nesse os bandidos são todos menores e não são retratados, somente, como vítimas da sociedade como a autora fez no primeiro.
Postura muito interessante no filme é da juiza Luciana Fiala de Siqueira Carvalho, quando aproveita para passar belos sermões nos bandidos que julga.
Sinopse
Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.
Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens de Juízo – juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares – são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores.
As cenas finais de Juízo revelam as conseqüências de uma sociedade que recomenda “juízo” a seus filhos, mas não o prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário