terça-feira, 20 de julho de 2010

Documentário - Juízo.

Aproveitando os 20 anos do ECA, estou postando outro documentário de autoria de Maria Augusta Ramos.

Para quem não se lembra ela é autora do documentário
Jusitça.

Diferente do anterior, nesse os bandidos são todos menores e não são retratados, somente, como vítimas da sociedade como a autora fez no primeiro.


Postura muito interessante no filme é da juiza Luciana Fiala de Siqueira Carvalho, quando aproveita para passar belos sermões nos bandidos que julga.


Sinopse

Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.

Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens de Juízo – juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares – são pessoas reais filmadas durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores.

As cenas finais de Juízo revelam as conseqüências de uma sociedade que recomenda “juízo” a seus filhos, mas não o prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário