terça-feira, 2 de julho de 2013

A minha impressão sobre o Exame da Ordem.


Fiz questão de escrever este texto antes de sair o resultado do X - Exame da Ordem, pois caso seja aprovado, não quero que minha opinião seja rebatida com: "depois que passa é fácil, né".

Acho que existe poucas coisas tão temidas e odiadas quanto o Exame da Ordem, basta comentar com alguém que você pretende estudar Direito que já ouve: "O problema é a prova da OAB depois".


Durante os cinco anos do curso não é diferente, isso quando não encontramos um legal que diz: "Você acaba quando? Mas ainda precisa ver se vai passar na OAB".


Depois que realizei a segunda fase do X - Exame da Ordem, ou seja, fui aprovado na primeira fase, descobri algo que muitos já sabem, a prova é bem mais fácil que imaginamos, o problema é o de sempre: somos desinteressados e acomodados.


No primeiro ano, da graduação, um professor foi bem didático sobre o curso: "qualquer um, com o mínimo de esforço, consegue a graduação, vocês terão possibilidade de conseguir 40 pontos anuais, para serem aprovados precisam de apenas 24, ou seja, é pouco mais da metade. O problema é depois da graduação, que o mercado exigirá bem mais com muito menos possibilidades".


Mas a grande maioria dos alunos não se preocupa com o conteúdo e sim com as notas, reclamam quando o "chato" do professor é exigente em relação a provas e trabalhos e acha o máximo quando, mesmo sem saberem nada, conseguem a nota máxima.


Quando chega a OAB, não tem para quem reclamar, ou melhor, não adianta reclamar. A primeira fase do Exame: são 80 testes, é cansativo, vai chegando em um determinado momento que tudo é confuso, isso graças a extensão da prova. Mas são 80 testes sobre o que, teoricamente, você estudou.


A segunda fase, apesar de tudo que falam, é mais simples que a primeira. Alguns professores aplicam provas, durante a graduação, muito mais complicadas que o Exame da Ordem, com a diferença que o professor da recuperação, te explica e quem sabe até um trabalho para "ajudar". 


Sou a favor da continuação do Exame e quando você encontrar alguém que defende a extinção dele, saiba que é justamente por causa desses, que defendem sua extinção, que ele existe. 


Obs. Apesar da minha opinião sobre o Exame, acho improvável que tenha conseguido êxito neste primeiro que prestei.



2 comentários:

  1. "Mas a grande maioria dos alunos não se preocupa com o conteúdo e sim com as notas, reclamam quando o "chato" do professor é exigente em relação a provas e trabalhos e acha o máximo quando, mesmo sem saberem nada, conseguem a nota máxima."

    sábio parágrafo!

    ResponderExcluir