sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Franca tem maior índice de aprovação na OAB; veja a lista


Quando iniciei no curso de Direito ouvi de um recém formado a seguinte frase: "Aqui em Franca é assim: jogou na parede, grudou? É sapateiro, se caiu? É advogado". Conversávamos sobre advogar ou prestar concursos, afinal ele estava me atendendo no Banco do Brasil.

Pelo resultado do 9º Exame da Ordem, ao menos na primeira fase, Franca continuará com um bom número de possíveis advogados, já que possuem a opção entre advogar e prestar concursos. 

Aproveitando as críticas e as notícias sobre o Exame da Ordem, seria interessante saber a história de alguns ex-alunos que se tornaram: advogados, escritores, promotores, professores na área, juízes, desembargadores etc. e que tenham iniciado suas jornadas em salas de aulas de instituições francanas.

Afinal, nem todos profissionais se contentam em, apenas, criticar e nem tão pouco de usar a nomenclatura de um título como pronome de tratamento. 

Fonte: Portal GCN

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou na semana passada o resultado da primeira fase do 9º Exame da Ordem. Franca foi uma das 30 cidades no Estado de São Paulo a realizar o processo seletivo e a primeira colocada em aprovados. Dos 296 candidatos que prestaram a prova, 71 ou 23,99% passaram para a segunda etapa. Na sequência ficaram Araraquara (18,36%), Ribeirão Preto (17,16%) e Marília (17,09%). Na capital, o índice de aprovação foi de 12,64%.

A prova objetiva foi aplicada no dia 16 de dezembro e teve 80 questões com quatro alternativas cada. Em todo o Estado, 23.191 candidatos realizaram o exame, que é obrigatório para habilitar o bacharel em direito a exercer a profissão de advogado.

O desempenho de Franca, apesar de ser considerado de destaque, foi criticado pelo vice-diretor da Faculdade de Direito, Wellington José Tristão. “Ainda não temos informação específica do resultado da faculdade, mas o percentual de Franca é baixo, pois já tivemos situações melhores. Acredito que está faltando estudo por parte dos alunos.”

Tristão reforçou que Franca é bem estruturada em termos de escola, mas não recebe a dedicação necessária dos estudantes. “Todos precisam fazer a sua parte.”

A coordenadora do curso de direito na Unesp, campus Franca, Maria Amália Alvarenga, tem posição diferente. Ela acredita que a maioria dos candidatos seja da universidade e, por estarem acostumados aos estudos, tiveram bom desempenho na prova. “A Unesp é uma exceção, tem um curso forte e alunos aplicados que passam com facilidade no exame.” Maria Amália disse ainda que o resultado de Franca mostra mais uma vez que a cidade é um grande centro jurídico e possui bons cursos de direito.

O coordenador do curso de direito da Unifran (Universidade de Franca), Esdras Lovo, é outro que elogiou o índice alcançado pelos candidatos da cidade e reafirmou a fala de Maria Amália. “Esse resultado reflete o trabalho de excelência realizado pelas faculdades de direito de Franca, que é, sem dúvida, um grande polo jurídico. O padrão de ensino é excelente. Contudo, sempre é possível melhorar.”

Para o presidente da OAB subsede Franca, Ivan Cunha, se considerar o atual sistema de avaliação do exame, agora unificado, o resultado de Franca também é satisfatório. “As faculdades estão de parabéns, pois o exame está cada vez mais difícil. Estamos no caminho e sabemos que podemos melhorar, inclusive queremos incentivar os alunos a conhecerem mais a advocacia e não só optar pelos concursos.” A segunda fase do exame será realizada no dia 24 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário