quinta-feira, 26 de maio de 2011

Marcha da Maconha e o mundo real.


A justiça em várias cidades do país, inclusive São Paulo, proibiu a realização da "Marcha da Maconha", por considerar a manifestação apologia ao uso de drogas. Os responsáveis pela organização da Marcha alegam que a ideia é colocar em pauta a legalização do uso da maconha. Já a justiça alega que acontece uso da droga e propaganda da mesma durante tais manifestações.

Não podemos aceitar justificativa para proibir uma manifestação que tem por finalidade propor uma discussão que muitos consideram justa. O que as autoridades deveriam fiscalizar, e punir, é possíveis delitos que por ventura viessem a ocorrer durante a mesma.

O que escrevi até agora não é novidade para ninguém, afinal está estampado em todos os noticiários, o que esses não discutem e nem noticiam é o que ocorre no dia a dia, no mundo real, em relação as drogas.

Há alguns dias perguntei a um amigo, que é policial militar, se o uso da maconha estava liberado? Ele me respondeu que não, porém que nem perdia o tempo com usuários, isso porque levar para a delegacia não "da nada", portanto, é perda de tempo.

A minha pergunta tinha uma razão clara, estávamos em uma rua movimentada e o cheiro da erva estava insuportável e em shows isso é ainda mais comum.

Aqueles que só ficam em casa e sabem da maconha apenas pelos jornais, nem imaginam como é comum ver e inalar a fumaça produzida pelos maconheiros em diversos eventos públicos, analisando melhor, até em repartições públicas.

Ao invés da justiça proibir o direito, previsto na Constituição, de fazer a Marcha "art. 5º XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;", deveriam cobrar a fiscalização do uso da maconha, esse que, como já disse, é cada vez mais comum em lugares públicos, e que diferente do direito a manifestação, ainda não foi legalizado no Brasil.

Obs. Não estou defendendo a criminalização nem a descriminalização da maconha, apenas acho que as leis deveriam ser respeitadas e melhor interpretadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário