sexta-feira, 26 de abril de 2013

O que seria Justiça?


Acompanhando, pelos noticiários, o mais recente (será que ainda é o mais recente!?) crime de extrema e gratuita violência ocorrido em nosso país e o tradicional silêncio e inércia das autoridades em relação a violência crescente.

Escrevi este texto antes de divulgarem nomes e idades dos criminosos, que após assaltarem uma dentista, em seu consultório, resolveram colocar fogo na vítima, pelas notícias iniciais, devido ao pouco dinheiro que obtiveram na ação.

Qual a importância da idade dos autores de tal crime, para os país da vítima? Os pais que tiveram sua filha queimada viva, em um consultório localizado junto a casa onde todos moravam, conseguiram alguma coisa que possa se chamar justiça?

Aqueles que culpam a simples desigualdade social por tais violências e gostam de colocar bandidos como vítimas, já pensaram como seria receber a mesma notícia tendo sua mãe, seu filho, noivo, esposa etc. como vítima?

Temos um Ministro da Justiça que tem a pachorra de dizer, entre outras coisas:"diminuir a maioridade penal não diminuiria a violência.", "O sistema prisional é dotado de artifícios que o transforma em uma verdadeira escola do crime." e que "Se fosse para eu cumprir uma longa pena em um presídio brasileiro, preferia morrer”, como se o assunto não fosse referente ao ministério do qual é o responsável.

Precisamos de uma reestruturação rápida e profunda nas leis e suas aplicações, a população tem o direito de viver em um país justo, onde todos possam aproveitar os proventos que recebem com o suor de seus respectivos trabalhos, isso é justiça. 

Afinal, não existe justiça a quem foi vítima, direta ou indireta, da violência. A lesão, o trauma e, principalmente, a vida jamais serão como antes de sofrerem a violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário