terça-feira, 16 de abril de 2013

A difícil arte de se adequar.




Acredito que a maior preocupação, de qualquer pessoa, ao começar no primeiro ou em um novo emprego, seja conseguir realizar, e da forma mais eficiente possível, o trabalho. Tal preocupação só faz sentido quando o ingresso ocorre na iniciativa privada, afinal nessa você possui metas e objetivos claros a serem alcançados.

Diferente situação encontra aquele que ingressa na carreira pública, enquanto o primeiro venceu uma entrevista, este saiu vitorioso de um concurso público. A verdadeira preocupação desse segundo deverá ser, não com as metas e normas formais que constavam no edital do concurso, e sim com a melhor forma de se adequar a realidade de fato do local onde ingressou.

A diferença é que enquanto na iniciativa privada existe o risco de demissão e a necessidade de eficácia, se não a empresa vai a falência. Na administração pública não existe o risco de falência e a possibilidade de uma demissão é, quase, inexistente.

Na administração pública aquela pessoa que é um pouco mais interessada começará a ter dificuldade em se adequar e passa a questionar procedimentos que não estão sendo feitos corretamente e, em um sistema em que todos já de adequaram a inércia, acaba passando a ser um problema.

Então, se você pretende prestar concurso e ingressar em certas carreiras  públicas, deve existir alguma que não, prepare-se para encontrar situações que todos sabem a solução, mas elas não podem ser aplicadas por serem muito simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário