quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Você mataria Hitler?



Minha ideia inicial era postar a sugestão desse livro só em janeiro, mas devido a programação da Rede Globo resolvi antecipar.

O livro "O Colecionador de Lágrimas" é, segundo o próprio autor: "histórico-psiquiátrico", ele retrata, com referências bibliográficas, a ascensão de Adolf Hitller, acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

A história é narrada através de um professor, no início do livro em uma aula no curso de Direito, com toda as dificuldades em despertar o interesse dos alunos pelas aulas e principalmente os tornarem pensadores e não meros repetidores.

O livro ainda trata de questões morais, se você tivesse a oportunidade de evitar a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, voltando no tempo e matando Hitler, você o faria?

O interessante, para pessoas como eu, com pouco conhecimento sobre a história do nazismo na Alemanha, são as coincidências entre as propagandas usadas por Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, e muitas propagandas e discursos que ouvimos atualmente no Brasil.

Entre os detalhes estão as mentirosas propagandas governamentais e o culto a personalidade, como o filme que será exibido pela Rede Globo no dia 02/01. Filme feito para exaltar um presidente quando ainda exercia o cargo.

Um ótimo livro, que desde as primeiras páginas deixará o leitor intrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário