quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Royalties do petróleo para a educação, mais uma enganação.



Assistimos a mais nova enganação "oficial", essa com adesão de muita gente que está se apegando apenas no enunciado e não no conteúdo da proposta.

A Presidente, justamente com o Ministro da Educação, estão divulgando que os royalties dos novos contratos de petróleo serão revertidos 100% para a educação, os bajuladores do atual governo e os que não se atentaram a certos detalhes estão comemorando uma medida que na verdade não passa de placebo.

Investimento sem fiscalização não da retorno, o que falta na educação nacional não é, simplesmente, dinheiro e sim uma gestão de qualidade. Quando for a uma escola pública, repare no acervo de suas bibliotecas, na condição que se encontra o prédio, na quantidade de plantas ornamentais e nos seus jardins, isso tudo é graças a investimento público. 

No Estado de São Paulo os alunos recebem 3 livros de literatura, bons e de autores consagrados, todos os anos, os livros vão para o lixo, os alunos, em sua grande maioria, nem sabem para que "aquilo" serve, chegam a dizer que é "mais peso para carregar".

Aposto que alguns já estão dizendo "e os professores que são mal remunerados?", pergunto eu: E os professores que não honram nem o salário que ganham, que na verdade nem mereciam o emprego que possuem?

Achar que o problema do mal profissional é simplesmente o baixo salário é inocência, os professores mais indignados com os baixos salários, normalmente, são os que menos se dedicam de fato a profissão, e aumentar os salários dos professores, como prega o sindicado da classe, para todos é desfazer das qualidades e da dedicação de quem realmente trabalha.

Enfim, não é, simplesmente, investindo dinheiro que teremos uma melhora na educação, enquanto os professores não forem recompensados com base em meritocracia, o país odeia isso, e a população não perceber que o que falta na verdade não é o dinheiro e sim uma administração bem feita dos recursos existentes, continuaremos com a ilusão que é simples falta de recursos e com a péssima educação que conhecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário