domingo, 6 de fevereiro de 2011

FDF X UNIFRAN


As pessoas não sabem, mas a grande maioria só ganha massa muscular em academias após usar anabolizantes, ou no mínimo suplementos alimentares. A razão para que isso aconteça é simples, as pessoas só passam a treinar com seriedade após usarem algum produto e acreditam que uma única injeção de Nandrolona, um dos esteróides mais comum, é responsável por todo o seu desenvolvimento físico. 

Não percebem que antes de usarem os produtos não malhavam com  o mesmo afinco, ou seja, o que eles ingerem tem mais efeito psicológico que metabólico. 

Você deve estar se perguntando o que isso, academia e anabolizantes, têm haver com FDF X Unifran. Estive observando as críticas e os comentários que antes eu fazia e agora me acostumei a ouvir sobre o curso de Direito da Unifran e principalmente o quanto de lendas e não de verdades existem neles.

A grande, e talvez única, diferença real entre as duas instituições é a forma de ingressar como discente em seus quadros, enquanto uma tem um vestibular, razoavelmente, concorrido a outra, podemos dizer, que nem o possui.

O grande diferencial não está na instituição e sim nos alunos, é a mesma atitude que citei na academia, os alunos da FDF se esforçam mais por estarem em uma "faculdade conceituada", enquanto alguns alunos da Unifran ainda nem descobriram a razão por de estar frequentando o curso.

Uma prova cabal e irrefutável do que estou dizendo: graças ao número de transferências - entre alunos deu ma turma que iniciou em 2009 - ocorridas  no segundo, terceiro e, que provavelmente ocorrerão, no quarto ano fará com que a maioria dessa seja bacharel em Direito em 2013 pela FDF, mas todos oriundos da Unifran.


Alguns argumentarão que para se conseguir a transferência é necessário ser aprovado em uma prova, não estou negando isso, porém ela é inegavelmente mais fácil que o vestibular, afinal o conteúdo é apenas o do curso em questão e tudo indica que o número de vagas seja bem elástico.


Enquanto se mantiver, isso se um dia acabar, tal tradição a Unifran continuará funcionando como vestibular para os bacharéis da FDF. E essa mantendo a boa reputação graças ao desempenho de alunos que tiveram dois ou até três anos de bagagem em uma instituição que a maioria, que desconhece tal realidade, julga fraca.


Postagem relacionada: aqui


Um comentário:

  1. Meus caros, posso citar outra diferença relevante entre Unifran e FDF, qual seja: a Universidade de Franca oferece a seus alunos a possibilidade de utilização de bolsas de estudo -parciais ou integrais- do PROUNI, algo que a FDF, por ser uma autarquia, não tem condições de fazer.Assim alunos detentores de relativa bagagem de conhecimentos porém financeiramente menos privilegiados acabam optando por cursar Direito na instituição particular supracitada.Nesse sentido, parece válido afirmar que as generalizações e preconceitos em relação ao corpo discente da Unifran se mostram, muitas vezes, desprovidos dos necessários fundamentos racionais, expondo, dessa forma, meras manifestações do senso comum.Veja, por exemplo, o caso dos processos seletivos: enquanto alunos da FDF- para adquirirem essa condição- disputaram suas respectivas vagas com 6 ou 7 outros candidatos o bolsista do prouni precisou concorrer (através do ENEM) com aproximadamente 20 outros candidatos para ingressar no programa.
    Não estou dizendo que A seja melhor que B ou vice-versa, apenas afirmo que deve-se ter certa cautela nas comparações feitas, sob o risco de se cometer certas injustiças.

    ResponderExcluir