sábado, 23 de julho de 2011

Brasil o país do amanhã - Fiado só amanhã.


Todos já se acostumaram a célebre frase: "O Brasil é o país do futuro", a frase pode ser comparada com aquelas encontradas frequentemente nos botiquins: "Fiado só amanhã". Afinal, o Brasil é o país do amanhã da mesma forma que o dono do botiquim só venderá fiado no outro dia, ou seja, nunca.

Depois que o correspondente do El Pais publicou o texto "Por que os brasileiros não reagem?" (íntegra), vários sites e blogs que defendem o governo alegaram que ninguém cobrou isso no governo anterior, e como ninguém nunca fez agora não a porque. Partindo dessa premissa absurda, uma pessoa pega em flagrante por  um furto poderia alegar que outras também já fizeram e não foram presas, então, qual a razão de prendê-la?

Então não existe a possibilidade de vivermos em um país honesto: Afinal, segundo os defensores da corrupção, no governo FHC a população nada fez contra, o que nos retirou o direito de no governo que o sucedeu, e bate recordes de denúncias, nós não podemos fazer graças ao que não foi apurado no governo anterior, nos próximos as novas gerações também nada poderão fazer, afinal nesse nada fizemos. É a legalização da corrupção por jurisprudência.

As duas linhas de defesa dos que são contra a fiscalização do governo anterior são: a imprensa que tenta um golpe e as privatizações que ocorreram no governo FHC.

Não importa o quão grave sejam as denúncias, se foram feitas pela impressa, são golpes contra o governo. Qual a razão dos políticos não desmascararem a impressa e sim serem afastados ou demitidos. A imprensa cria uma história falsa, se torna verídica e os políticos não conseguem comprovar que não são culpados. No mínimo, podemos considerar estranho.

Já criticar as privatizações pela internet, é o mesmo que fazer uma reunião dos Alcoólatras Anônimos dentro de um bar. Internet, celular e telefone só com tarifa são conquistas recentes, que muitos fãs do ex-presidente nem imaginam como era.

Para os fanáticos que acreditam que a telefonia evoluiria e seria melhor administrada pelo Estado, podemos comparar os escândalo no Ministério dos Transportes com a notícia divulgada ontem, de que "os brasileiros em 2010 gastaram, a cada hora, R$ 4 milhões em impostos sobre as contas de telefone fixo e móvel. O levantamento foi realizado pela Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações)", fonte: Folha de São Paulo. As privatizações para os contribuintes são bem mais vantajosas, já que a briga por cargos não nos beneficia nunca.

Um comentário:

  1. Achei seu blog e resolvi comentar. Também curso Direito. Mas, vamos lá..

    Finalmente alguém fala desse lado das privatizações. Sou de São Paulo e moro no nordeste. Gosto muito da região, mas, confesso que o apoio ao governo atual aqui é muito maior do que ao governo anterior. E o que me espanta é como as pessoas se apegam à idéia de que só porque na gestão anterior houveram "erros", a atual possui passe livre para fazer aquilo que lhe entende cabível. Pagamos impostos absurdos, vemos diariamente situações absurdas em TODAS as áreas pertinentes à gestão do Estado e continuamos aqui, parados. Me parece que chegamos em um nível de apatia tamanha, de "normalidade", que fome, miséria, saúde precária e impostos que deveriam nos garantir ao menos o "aceitável"... se tornaram algo que não nos abala. O Brasil está longe de ser o país do futuro. Temos muito o que fazer para ele ser um país do futuro, ou seja, trabalhar para chegar ao caminho, ainda.

    Adorei o blog. =]

    ResponderExcluir