terça-feira, 15 de junho de 2010

Patriotismo onde.

Fui chamado hoje de impatriótico, pois onde já se viu eu não torcer pelo Brasil na Copa.

Sabendo que patriota é quem ama a pátria e procura servi-lá, não sei o que tem de patriotismo em torcer para um time de futebol, ainda por cima, europeu.

Pelo pouco que sei, somente o Robinho joga atualmente em um time brasileiro, e mesmo assim voltou a pouquíssimo tempo. Formada basicamente por jogadores que residem no exterior, que praticam um esporte como outro qualquer, não consigo enxergar patriotismo nenhum em uma seleção de futebol.

Gostaria de saber onde estão esses patriotas quando acontecem os escândalos na política nacional, se a mobilização brasileira perante os desmandos de nossos políticos fosse um terço do que são as pelos jogos, viveríamos em um país muito melhor.

Não estou aqui defendendo, menos ainda querendo, uma paixão pela política como a que encontramos nos torcedores de futebol. Mas sim pessoas menos apaixonadas e mais interessadas por um Brasil melhor.

A paixão, como sabemos, distorce a visão do apaixonado, faz com que ele só veja as qualidades do seu objeto de adoração. Os fãs do presidente Lula são um grande exemplo disso, já que passaram a ver a corrupção como um ente aceitável dentro de um Estado democrático.

Quando a Copa da África acabar, faltaram menos de 70 dias para as eleições brasileiras, ou seja, candidatos ao congresso, ao senado, a governos estaduais e a Presidência da República que governaram o país pelos próximos quatro anos, precisaram de pouco mais de dois meses para mostrar o quanto são preparados para a função.

Será que o fato das eleições e a Copa acontecerem no mesmo ano são uma simples coincidência, sempre tive uma grande aversão em acreditar em coincidências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário