domingo, 27 de junho de 2010

Curso de oratória.

Apesar de nunca ter encarado como um problema, falar em público, sempre tive vontade de me inscrever em um curso de oratória com o intuito de aprender um pouco mais.

Em maio passado consegui conciliar minha vontade com a oportunidade e participei de um excelente, ministrado pelo professor Everton de Paula, na Unifran.

Quem tem dificuldades em falar em público não pode perder a oportunidade de se inscrever em um bom curso de oratória.

Mesmo o professor dizendo, durante as aulas,
que oratória é matéria para uma especialização ou no mínimo para um estudo mais extenso e que o curso era apenas uma introdução, é inegável a sua grande relevância na prática.

Mérito também do ótimo professor, que através de uma linguagem simples e exemplos reais mostrava os equívocos mais comuns cometidos nas apresentações orais.

O professor Everton é daquelas pessoas que conseguem passar conhecimento através de uma despretensiosa conversa. No curso fez questão de explicar, também, a arte de ouvir. Já que em um debate você tem que entender e captar falhas do seu oponente.

Comigo, em especial, percebi um exemplo prático dessa sua qualidade. Pois quando fiz minha apresentação, defendi algumas coisas do qual ele não concordava e que só demonstrou na aula seguinte de forma natural.

Acredito que a opinião dele sobre Educação Moral e Cívica, totalmente divergente da que eu havia exposto na aula anterior, não foi percebida por nenhum outro aluno.

Afinal,
ao invés de aproveitarem para aumentar seus conhecimentos e aprenderem a defender suas ideias de forma lúcida, alguns alunos passaram a se preocupar mais em me colocar em um tribunal da inquisição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário