segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos professores e professoras...


Hoje, 15 de outubro, comemoramos o dia do profissional responsável pelas maiores transformações e em maior número de pessoas com quem convive, afinal é improvável que exista uma pessoa que não tenha um professor ou professora que tenha marcado sua vida.

Como em qualquer outra categoria existe aqueles que apenas cumprem com seus horários, mas esses nunca serão PROFESSORES, destaco aqueles que sempre são a diferença para o aluno, mesmo quando esse ou aquele nem percebem isso.

Por ter trabalhado em uma escola e, principalmente, por conviver com uma pessoa que é apaixonada pela profissão, vendo o brilho nos olhos dela toda vez que seus alunos aprendem algo novo ou simplesmente quando prepara a próxima aula, que aprendi que alguns podem dar aula durante toda a vida, sem nunca serem professores.

Legal ler as frustrações, de uma nova amiga recém formada, em uma rede social das dificuldades que encontrou ao ingressar em uma escola pública e sua luta para não se acomodar e continuar remando contra a corrente. O quando o país e principalmente os alunos precisam disso.

Gostaria de citar alguns excelentes professores que mudaram em algum momento minha vida, mas seria injusto se esquecesse, e eu iria certamente, algum nome. 

Considero excelentes professores não aqueles que ensinam o conteúdo de determinada matéria, isso aprendemos em livros - como sempre me ensinou um professor, e sim aqueles que incentivam a pensar e enxergar algo de forma diferente e, principalmente, aquele que consegue motivar o aluno quando esse mesmo não acredita em sua capacidade.

Quanto aqueles profissionais que adoram ser o dono da verdade, são incapazes de um diálogo com alunos, gostam de doutrinar suas verdades, esses jamais serão considerados MESTRES, afinal no dia que os seus alunos aprendem a pensar, a primeira lição é que aquele professor deixou a desejar.

Sou um privilegiado por vários professores que já tive e por ainda conviver com muitos que a cada dia me ensinam importantes lições e inúmeras vezes demonstraram acreditar mais do que eu mesmo em meu potencial. Não esquecendo a professora de educação infantil, que já citei no texto, e que me da excelente aulas todos os dias.

A TODOS VOCÊS: MUITO OBRIGADO, sou eternamente grato.



Obs. o vídeo foi uma contribuição, involuntária, do mestre Edinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário