sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dica de livro: Dos Delitos e das Penas.


Aproveitando que a moda agora é criticar quem assiste BBB, nenhuma intenção em defender o programa, mas independente de suas qualidades, ou falta delas, o  programa não passa de entreterimento.

Várias charges criticando o BBB, nas redes sociais, são publicadas por pessoas que assistem Gugu, Faustão, Novelas, A Praça é Nossa, Zorra Total, entre outros de qualidades, também, duvidosas.

Interessante os críticos do BBB que ao serem questionados dos programas que assistem no domingo, respondem: "Não passa nada que preste no domingo", não sabia que são obrigados a ficar com a tv ligada e principalmente obrigados a decorar os bordões que estão na moda.

Bom, caso você esteja farto dos programas de televisão e queira uma leitura do qual o livro não esteja na lista dos mais vendidos e sim seja interessante, uma ótima sugestão é o livro de Cesare Becaria: "Dos Delitos e das Penas".
Já havia escutado muito sobre esse livro em palestras sobre Direito Penal, porém apenas recentemente que o li.

Embora o livro, originalmente, foi publicado em 1764 o autor trata de assuntos bem interessantes na atualidade. A opinião dele sobre a pena de morte, assunto sempre controverso, seja em países onde é permitida ou em países como o Brasil, que a própria Constituição veta, e bem interessante.

O autor cita a necessidade das leis serem escritas de forma clara e de fácil entendimento para a população, não sendo assim necessária a interpretação das mesmas por terceiros.

Enquanto no Brasil os governantes trabalham com campanhas pelo desarmamento, em 1764, o autor já escrevia: "apenas desarmam o cidadão pacífico, enquanto que deixam a arma nas mãos do criminoso, muito habilitado a violar as convenções mais sagradas para respeitar aquelas que são somente arbitrárias."

Enfim, uma ótima leitura para aqueles que não querem assistir aos programas de televisão ou para quem não vê problemas em fazer atividades completamente diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário