sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sacrifício!?


E hoje encerra os 40 dias de regime ou de economia, ou das duas coisas, para muitos que aproveitam a quaresma para se dedicarem a uma penitência.

Levando em conta que beber refrigerante, cerveja, comer carne etc. além de não ser necessário ainda é um hábito caro, a penitência acaba sendo uma ótima para quem faz o tal sacrifício.

Há muito tempo, um amigo me disse que tal penitência só faria sentido se o penitente doa-se o dinheiro que economizou para alguma pessoa em dificuldade. O que até faz sentido.

Agora uma colega de trabalho me disse que ouviu do padre: "que a penitência só é eficaz se o dinheiro economizado é revertido a igreja", ele até entregou o envelope, que deve ser devolvido a igreja, onde ela deve colocar o valor economizado no período.

Caso as doações para as igrejas comecem a ser obrigatórias, muitos fiéis terão que arrumar outra época para terem uma vida mais saudável e econômica, mas sem terem que pagar pela desculpa.

5 comentários:

  1. A Igreja certamente encaminhará a doação para a caridade (pastorais, família carentes, etc) ou para as despesas da própria Igreja, uma vez que a Igreja se encarrega tb de salvar almas. Para quem frequenta a Igreja, participar auxiliando na manutenção dela é mais do que uma obrigação! Dá onde mais viria a luz, as velas, as flores, os incensos? E quantas pessoas não encontram na casa de Deus um alento, um consolo em horas difíceis? Ela está sempre lá e custa um preço mundano que não representa um décimo do que é o seu valor real.
    Devemos ser menos apegados, a quaresma é pra isso.

    ResponderExcluir
  2. Será??? Salvar almas??? Como??? Ninguém nunca apareceu para contar o que acontece após a morte. E além do mais esse Deus não prega O temor por conta de $$$. Se assim fosse não haveria padre, pastor... pedófilos aqui entre nós. Não é verdade??? Portanto, que são eles para julgar alguém, falar o que é certo ou errado???
    E além do mais existem muitas famílias que doam até o que não tem por conta da casa de Deus e por temer o que não conhecem. Seria mais sensato fazer caridade sem encher o bolso de instituições religiosas, que nem sempre destinam esses recursos para tais finalidades.
    Precisamos conhecer a fundo a política e a religião, desde os primordios, para não termos uma visão unilateral dos assuntos e também para não cairmos nas falácias alheias. Pense nisso!!!

    ResponderExcluir
  3. Sim, Eliana, precisamos conhecer a fundo a política e a religião, é por isso que me mudei pra Minas Gerais onde faço o curso de História e passo muito tempo do meu dia estudando. Acho que é um grande passo pra ter uma visão unilateral, você não acha?
    Se eu fiz essa escolha, acredito que seja possível deduzir o meu gosto particular pela trajetória de cada coisa na linha tempo, a História. E é exatamente a história da Igreja que me faz reconhecer a sua importância, já que é na história dessa instituição milenar que se encontram os principais exemplos dos males que O HOMEM é capaz de provocar na sociedade qndo se afasta de Deus, ou usa dele, pra se aproximar do poder. No entanto, se existe esse mal, ele é, antes de tudo, do homem, e não da instituição em si. Mas não vou falar de natureza humana que eu sei que você a conhece bem, e há outros eventos na história que podem exemplificar a minha visão e eu espero que vc conheça.

    ResponderExcluir
  4. Pedófilos entre nós? Você não tem pai, professor médico? Existem muitos pais pedófilos, o fato de ser pai faz do seu um pedófilo? A pedofilia é uma perversão sexual que pode se dar em qlqr circunstancia: entre casados, solteiros, médicos, advogados, etc. Não é a profissão de padre ou de pastor que classifica alguém como pedófilo, não seja preconceituosa e nem tapada, por favor.
    Ninguém nunca apareceu para contar o que acontece após a morte? Pois bem, sabe aquele dia do ano que você se empanturra do chocolate? É o dia em que comemoramos a volta do que venceu a morte e voltou pra dar um sentido a nossa vida, - a salvação - Jesus Cristo. Aquele que é o caminho e a própria salvação.
    Portanto, aquele que quer ser salvo, que pegue a sua própria cruz, seja ela um esposo, uma mãe castradora,o apego ao dinheiro, os nossos próprios defeitos, e procure leva-la com humildade, para fazer dela uma oportunidade de santificação.
    Não era o meu objetivo cair em explicações, mas quando eu encontro alguém tão perdido em preconceitos assim, não consigo deixar de expor os conceitos, porque muita coisa que foi dita por você não passa de um desconhecimento profundo que chega a ser triste. Pra que tanto ódio quanto a religião? Ninguém precisa seguir mas todos precisam respeitar já que temos que compartilhar o mesmo mundo e ngm pode provar que a sua opinião é superior.

    ResponderExcluir
  5. Oh, já pensou as duas nas aulas de História?? Já que uma é formada e a outra estudante do mesmo curso... E as duas de Universidades públicas.
    Sah, pode defender sua fé o tanto que for, a igreja católica e outra qualquer são instituições pobres, vide: "O Nome da Rosa" e as indenizações pagas por vítimas dos padres protegidos por elas.

    ResponderExcluir