terça-feira, 15 de julho de 2014

Direito e Fanatismo



Atualmente já são usados em processos, informações obtidas em redes sociais, fazendo uma pequena analogia, quando não se conhece a pessoa e quer analisar a veracidade do discurso com a prática, seu perfil é uma excelente ferramenta. Antigamente já usavam fotos em eventos públicos e até colunas sociais, mas segue um exemplo:

"Num processo de Minas Gerais, informações postadas no orkut por uma noiva de Caratinga - MG que processava o ex-noivo pelo fim do compromisso foram decisivas para o resultado da ação. O ex-noivo provou, através da rede social, que a moça não tinha sofrido danos morais ou emocionais, pois superou o fim do relacionamento e engatou um novo romance com outro homem." (link)

Caso as pessoas fizessem uma simples analise entre fotos, vídeos e discursos, perceberiam o quanto existe hipocrisia:



Afinal, podemos conhecer uma pessoa com excelente discurso, com a máxima: "façam o que eu digo e esqueçam o que eu, realmente, faço".

Voltando ao Direito, é de extrema importância saber quem diz e as razões que levam a dizer, já pensou em ouvir um depoimento em que a testemunha diz: "O PCC não é uma quadrilha, é apenas um movimento social para a melhoria dos presídios brasileiros", não se importando que tal testemunha tem o nome, Marcos Willian.

Já imaginaram um juiz que lê uma perícia e não se importa com quem assinou, apesar de ser uma queda de um prédio, um Contabilista. A primeira coisa que o advogado precisa ver é, quem escreveu.

Quem entra na faculdade de Direito logo aprende a importância das datas, afinal, os prazos são muitas vezes fatais. Aprender o que é Preclusão, Decadência e Prescrição é de EXTREMA importância.

Já pensou, durante a Copa do Mundo que ocorreu no último mês, discutirmos o valor da passagem do Trem Bala - RJ/SP com base na notícia "Trem-bala entre Rio e São Paulo ficará pronto para Copa de 2014, diz Dilma", de uma matéria de 03/06/09? (link)

É o mesmo que apresentar e querer argumentar sobre as conquistas obtidas pelo país, com a mesma competição, com uma matéria publicada há dois anos. A data é de suma importância.

Aprendi com um professor do segundo ano, que infelizmente saiu da faculdade, sobre preliminares e mérito. Quando se analisa as primeiras e encontramos datas, suspeição etc. não perdemos tempo com mérito, matamos nas preliminares. 


Esse professor realizou um "teatro" (não vou dizer juri simulado) em que deixava bem claro que a testemunha "suspeita" nem chegava a depor. (acho que aqui no blog tem o vídeo da apresentação).

Enfim, qualquer pessoa pode se comportar como um fanático xiita em defesa de qualquer coisa, tatuar um "tucano", "foice e martelo", "estrelinha" ou qualquer outra coisa, no bumbum e ir no clube de fio dental, moramos em um país livre, felizmente.

Mas querer que as pessoas esqueçam regrinhas básicas do Direito, para discutir com fanáticos não, afinal, isso só é permitido em ambientes fechados, com quadradinhos e evasivas com o que não agrada o interlocutor.

Para fechar, não posso deixar de analisar datas, pessoas, práticas versus discursos etc. se não corro o risco de um blog sobre Universidade de Direito, Política e Atualidades, passar a conter conteúdo de "primário", com ataques "vazios" tipo: "seu cabeça de melão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário