sexta-feira, 16 de maio de 2014
Vai ter Copa, SIM e ponto final.
Que maravilha as manifestações que pipocam pelo Brasil, com o belo slogan: "Não vai ter Copa". Deixem de ser inocentes, vai e nós continuaremos pagando por ela por muito tempo.
Onde estava essa multidão de indignados quando aceitaram a candidatura para sede da competição, pior, quando defenderam e repetiram frases do, na época, presidente: "o Brasil é grande, precisa mostrar ao mundo"; "Quem não quer a Copa é um derrotado"; "Brasileiro pensa pequeno"; "Precisamos acabar com esse complexo de vira-lata" etc.
Pior, uma parte dos que criticam a Copa, falam bem do ex-presidente, como se ele não fosse o principal culpado pela conta que continuaremos a pagar.
Agora, o mais interessante em relação as manifestações, os estádios estão prontos e não há o que fazer a respeito, quem deve se preocupar são os estrangeiros, eles que não estão acostumados com a violência e a desorganização que irão encontrar, nós já nos habituamos.
Enquanto gritam "Não vai ter Copa", ninguém fala: da Petrobrás, com sua CPI encabeçada por Renan Calheiros; das novas regalias nos presídios, que possuem os condenados pelo Mensalão; da Rosemary, aquela amiga que viajava com o ex-presidente; do Mensalão mineiro, que ptistas só lembram quando são enquadrados; do número de mortes de policiais, mas isso ninguém liga mesmo; do aumento da violência pelo país, que só tem destaque quando quem mata é a polícia, entre inúmeros problemas que temos que resolver, e por enquanto, conviver. A quem interessa a mudança de foco?
A Copa vai acontecer e começa daqui a menos de um mês, com mais trinta dias de evento, estaremos próximo as eleições e ninguém discutiu os, muitos, problemas da atualidade, ninguém nem se quer fala do Lula, como se não fosse ele que nos "conseguiu" a Copa.
E não adianta pedir saúde, educação, segurança etc. "Padrão Fifa", afinal isso nós sempre pedimos, a Fifa também, e nem eles conseguiram o tal padrão na organização da Copa, portanto pedir "Padrão Fifa" é continuar buscando algo que nem a Fifa conseguiu nesse país.
Escrevi um texto após a final da Copa na África (leia aqui), nem parece que o texto tem quase quatro anos.
Eu sempre me perguntava como a polícia descobria as "mulas" (contratados por traficantes, que engolem droga, para depois a expelirem e entregarem no exterior), até um amigo me explicar: "Sílvio, enquanto o a polícia recebe denúncia anônima de uma "mula", ninguém se preocupa com os outros passageiros e aviões".
Muitos brasileiros estão se comportando como "mulas" e, assim, tirando os holofotes daqueles que foram responsáveis por estarmos pagando por tal aventura e, pior, dos outros muitos e maiores problemas que temos no país.
Infelizmente, reclamar da Copa no Brasil hoje é, como diz o dito popular: "Chorar o leite derramado". E isso sabemos que não adianta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário