quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Rolezinhos" em Shoppings; Franca, a pioneira?


Olha só, quem diria, a cidade de Franca foi a percussora dos tais "rolezinhos" em shoppings. Não podemos mais dizer que Franca copia todas "modinhas de cidades grandes".

Há muito tempo ocorreu uma briga no Franca Shopping, o que causou algumas mudanças no estabelecimento, cito duas: a troca de copos de vidros por copos de plásticos na área de alimentação e a fixação de placas proibindo a entrada de grupos com mais de cinco integrantes.

A primeira mudança foi de fácil percepção para os frequentadores, afinal, é horrível beber em copos de plástico quando se tem mais de 5 aninhos de idade, agora, é claro, que o shopping nunca causou problemas com famílias ou grupos de amigos com mais de 5 integrantes.

Mas em Franca os tais "rolezinhos" acontecem todas as sextas-feiras, por isso não aconselho ninguém a pisar no shopping nesse dia.

Mas, se você nunca passou por lá, a programação na sexta-feira no shopping de Franca é: correntes nas entradas do prédio - fazendo com que todos entrem em fila, uma viatura da PM em frente ao shopping e vários "manos e minas", passeando pelo local.

Não, Franca não consegue um "rolezinho" de 6000 pessoas, mas dá uma boa ideia de quanto o shopping fica agradável para passear tranquilamente, quando está tomado por "adolescentes" bem intencionados.

Ah, você é defensor dos "rolezinhos" e eu sou um preconceituoso? Falar e defender tal evento na internet e redes sociais é fácil, quero ver você sabendo deles, chamar sua namorada, mãe, sobrinho, família ou qualquer outra pessoa para ir ao shopping no mesmo dia.

"Eles também tem direito a frequentar os shopping, basta você escolher outro dia para ir." 
E quem não sabe do evento ou, pior, trabalha em um deses estabelecimentos?

Querer defender os "rolezinhos" como manifestação cultural ou racismo contra negros é de uma pretensão absurda. 

Obs. No dia que escrevi esse texto, uma garota de 13 anos estava tentando agendar um "oficial" para a próxima sexta, dia 24/01.


Nenhum comentário:

Postar um comentário