sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O país do faz de conta.



A presidente do país terminou o ano fazendo um discurso falando sobre algum país que: 1) não é o que ela é a chefe do poder executivo; 2) os brasileiros não possuem a menor ideia de onde fica, afinal, o Brasil real está muito distante dos texto do qual ela leu.


Mas estamos acostumados a viver no país do "faz de conta", em que os problemas reais são tratados com simples mudanças de nomenclaturas ou falsas soluções inovadoras.

A primeira notícia gratificante, para ter certeza que em 2014 nada será diferente, acabo de ler em um site de uma instituição responsável pela ressocialização de adolescente em conflito com a lei, que foram privados de liberdade por cometerem algum ato infracional. (menor de 18 anos, preso, que cometeu um crime contra a leis que regem a sociedade).

Antes da notícia, outra nomenclatura interessante: quem trabalha nessas instituições não são chamados de "Agentes de Segurança", agora são "Agente sócio educadores", mas continuam convivendo com a violência, ameaças e separando brigas etc. É o famoso caso da nomenclatura que não muda o problema.

Como tais profissionais não são seguranças e sim sócio educadores, não possuem treinamento algum em defesa pessoal ou algo do gênero.

Ao invés das instituições investirem em educação básica e um bom programa de profissionalização, esses sim capazes de ressocializarem alguém, eles precisam se preocupar em mostrar aos jovens os esportes, artes e afins.

Em uma dessas instituições, aquelas dos quais os seguranças não recebem nenhum treinamento - por serem  sócio-educadores, serão realizados workshops, para os adolescentes, de Kung Fu, Jiu Jitsu e Karatê, para, o primeiro ocorre na sexta-feira 03/01.

Segundo o texto a intenção é "trabalhar conceitos como disciplina e cooperação com os adolescentes", segue alguns detalhes sobre o primeiro workshop:

" (...)O professor, que é faixa preta e 8º Dan, mostrará aos adolescentes golpes do estilo “Garra de Tigre”, um dos mais famosos e populares dessa arte.
(...)
Com a ajuda de voluntários da sua escola, demonstrarão algumas técnicas e golpes básicos. Após isso, será a vez dos adolescentes mostrarem o que aprenderam. (...)"

Como naquele ditado atribuído a Albert Einstein: "Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro".




Nenhum comentário:

Postar um comentário