terça-feira, 17 de setembro de 2013

A tradição do anel de formatura.



Não sou a pessoal ideal para falar de jóias, já que não tenho o hábito de usar nada, além do relógio, mas a título de curiosidade, achei interessante a história dos anéis de formatura.

A tradição do anel de formatura começou na academia militar de West Point, nos estados unidos em 1835, quando os membros da turma de formandos desenharam um anel para simbolizar a sua graduação.

West Point resolveu institucionalizar a tradição.

Os anéis se tornaram não apenas um símbolo de realização e honra, mas também um meio de expressão pessoal, e um símbolo individual da própria universidade e de membro da comunidade dos alunos.

Quando começou o costume em West Point, os anéis de formatura eram feitos de ouro com o emblema da escola de um lado e o ano da turma do outro a pedra central do anel era da cor da escola. Na parte interna do anel eram gravados as iniciais do aluno e o mapa do campus.

Alguns anos mais tarde, porém, o desenho dos anéis de formatura, foram se modificando . Antes eram concebidos como sinete ou anéis para serem usados para selar com cera, com o emblema da escola. Com o tempo o costume se tornou cada vez mais popular e os anéis foram sendo personalizado pelas pessoas.

Significado, inicial dos anéis de formatura mudaram um pouco.

O uso do anel era uma honra para quem usava alem do orgulho da graduação. Simbolizava também o orgulho da faculdade onde se formava era só usado por membros da mesma “casa”. O conceito hoje em dia continua tendo base na tradição de premiar a pessoa graduada.

Mas os emblemas e pedras mudaram. Ninguém mais usa o emblema da faculdade, e sim da profissão que irá exercer a pedra é padronizada por área de atuação.

Cada um faz o modelo que quer, não tem mais a padronização por faculdade e por matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário