segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Uma triste e antiga realidade.

Em tempos de UPPs, Unidade de Polícia Pacificadora, e invasões cinematográficas de favelas no Rio de Janeiro, sem esquecer o sucesso dos dois excelentes "Tropa de Elite", acabei buscando um pouco mais de informações sobre o assunto em outros lugares que não fosse os noticiários, que tanto falaram sobre o assunto.

Mesmo antes de o assunto estar exposto, novamente em rede nacional, eu sempre tive muita vontade conhecer uma favela, não da forma que faz os estrangeiros, mas sim no seu cotidiano. Quase tive a oportunidade há uns anos, mas por problemas com o meu trabalho não pude acompanhar um amigo que foi visitar a mãe que mora em uma favela, Chapéu Mangueira, do Rio de Janeiro.

Nessa busca por informações, sobre o tráfico de drogas, acabei me lembrando do livro do Caco Barcellos, O Abusado, que eu já tinha intenção de ler desde o lançamento. Havia lido a algum tempo Rota 66, que é do mesmo autor e gostado da forma que ele abordou no livro o assunto, no caso, a violência policial.

Considerando que o livro narra fatos acontecidos, principalmente, entre 1997 a 2002, ou seja, a mais de 10 anos é impressionante a realidade das favelas já naquela época. No livro, que narra a história de uma quadrilha do morro Santa Marta, é citado um documentário, Notícias de uma guerra particular, que foi gravado na época das pesquisas para escrever o livro, ele mostra inúmeras entrevistas, entre elas: o Capitão Pimentel, que depois viria a escrever o livro "Elite da Tropa" que serviu de inspiração para o filme Tropa de Elite, ainda na ativa no BOPE; Alguns traficantes; O delegado Hélio Luz, da Polícia Civil; entre outras.

Para quem deseja conhecer um pouco mais desse universo o livro é muito bom, porém o documentário é imperdível. Principalmente pelos depoimentos, muito atuais até hoje, dados pelo Capitão Pimentel e pelo delegado Hélio Luz os quais deixam claro o quanto o Estado sempre foi omisso em relação ao problema das favelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário