quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A internet nos manipulando.


É incrível como a internet pode manipular as pessoas, principalmente aquelas que não se preocupam em ler um texto completo e analisar a veracidade ou não de uma informação. Dois casos recentes nas redes sociais:

A primeira é um texto divulgando que Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, teria declarado que ficou “comovida” ao assistir vídeo que virou viral na internet, que mostra um policial alvejando um assaltante, logo após este último tentar roubar a moto de um cidadão.


Quando vi a notícia, e sabendo do histórico dos Direito Humanos no Brasil, tentei encontrar a notícia em algum jornal ou portal sério de informação, para assim divulgar aqui neste blog, não encontrei. Logo entendi que não era verídico o texto, foi confirmado que era falso.


Claro que os críticos do PT aproveitaram para criticar a Secretária e o governo, mesmo sem saberem que a notícia era uma piada, feita inicialmente por um blog de humor.


Agora apareceu um texto:

VERGONHA!!!! Sabe o policial (Capitão Bernardo) que evitou o roubo de uma moto em SP atirando no bandido? FOI PUNIDO PELO GOVERNADOR (Geraldo Alckmin - PSDB) E TERÁ QUE FICAR SEIS MESES FORA DA ATIVIDADE POLICIAL. Repetindo: FOI PUNIDO POR EVITAR UM ROUBO.

Acompanhado de um vídeo em que um deputado afirma que o policial foi colocado na "geladeira" por evitar um assalto.

O que ninguém comenta, poucos sabem, é que existe uma norma na PM em que policiais envolvidos em tiroteios são retirados do patrulhamento ostensivo e ficam internos até passarem por avaliação.

Neste caso, no próprio texto e vídeo, é nítido o interesse em atacar o Governador de São Paulo. As pessoas se revoltam e "compram" as mentiras como se verdades fossem.

Com esses dois exemplos fica fácil entender a vida dos políticos, se manipular em um campo "livre" já é fácil, imaginem estando no controle da máquina estatal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário