terça-feira, 28 de maio de 2013

SESI - Algo que realmente funciona.



Já faz um tempo que queria escrever sobre isso, graças ao que vi na última visita que fiz ao teatro do SESI, chegou a hora.


Em um país onde quase nada funciona direito, principalmente quando o governo administra, e estamos acostumados a pagar caro, e dobrado pelos impostos, para receber algum tipo de respeito, qualidade e organização. O SESI é uma gigantesca exceção.


Infelizmente, não sei se a qualidade é a mesma em outras cidades, mas em Franca o SESI é um exemplo de qualidade com baixo ou zero de custo extra. Alguém pode querer falar sobre a contribuição social conhecida como "sistema S", mas, diferente das outras contribuições e impostos, esses conseguimos ver o resultado.


O clube esportivo, tem uma ótima estrutura e organização, a um preço baixo. A escola é conhecida pela qualidade do ensino e recentemente que passou a ter custo adicional para os alunos - bem inferior ao do mercado, o teatro, que é o principal objetivo deste texto, vale inúmeras observações.


Já assiste a peças produzidas pela própria companhia de Franca, com ótima qualidade e cheguei a sugerir AQUI, show do Kiko Zambianchi entre muitos outros espetáculos, mas o que me chamou a atenção foram os dois últimos espetáculos que tive o prazer de assistir, vamos a eles e aos acontecimentos lá:


"A Voz do Provocador", com o ator e diretor Antônio Abujamra, assisti ao espetáculo na sessão das 16h, estava a trabalho, um teatro repleto de pessoas com o mínimo de interesse (inteligência?) para entender as tiradas ditas durante a peça pelo ator, vou citar apenas duas, que alguns poucos riram:

"Sou contra um programa de tv que aborde a importância do "papanicolau" para as mulheres, não acho programa religioso uma boa ideia para o nosso canal." poucos sabiam o que era papanicolau.

"Eu disse no poço, vocês não sabem o que é poço?? Já falei: P-O-S-S-O." pouquíssimos perceberam que poço não se escreve com dois "s". 

São apenas dois exemplos entre vários que poucos entenderam, fora os que nem eu devo ter entendido, mesmo assim o espetáculo e, principalmente, o respeito dos responsáveis pelo teatro é sempre algo impressionante.

No último sábado, 25/05, aconteceu o show do Marcelo Nova, novamente muito bem organizado, até os seguranças patrimoniais que trabalham no SESI são atenciosos e educados, acredito que o ambiente e as outras pessoas contagiam as pessoas que ali trabalham.


No show vi duas pessoas, mal educadas, na platéia reclamando da "desorganização" do lugar. Mas o que eles reclamavam realmente era das regras. Os ingressos, dependendo do evento, devem ser retirados antecipadamente. Como não haviam feito isso, tiveram que ficar na fila e esperar que, alguém com ingresso, não comparecesse.

O espetáculo do Marcelo Nova tinha previsão de duração de 1 hora, chegou a quase 2 horas com excelente qualidade. Portanto se você é daqueles que reclama que Franca nunca tem nada para fazer, antes de reclamar dê uma olhada no SESI.

Só tome cuidado, lá todos que trabalham respeitarão você, as regras serão seguidas e o ambiente é agradável, portanto, comporte-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário