quinta-feira, 20 de março de 2014

Não existe almoço grátis.


Brasileiro paga, dentro do país, tudo mais caro que no restante do mundo, mas adora acreditar que ganha alguma coisa de "graça".

Embora essa mentalidade, de aceitar a absurda carga tributária, venha mudando, boa parte  por causa da internet com suas inúmeras comparações numéricas. O hábito de achar que "ganha" parece não mudar.

Li o anúncio, que coloquei aqui, em um jornal local. Vamos aos fatos: A Unifran é uma instituição particular, as 2,8 vagas "gratuitas" fazem parte de um programa do Governo Federal, portanto a faculdade recebe e o governo paga, aqui cabe a pergunta: Se o governo não gera receita, quem está pagando a conta?

Não investem em educação de qualidade e depois distribuem "gratuitamente" vagas em faculdades particulares. O pior é que as pessoas acham que é vantagem.

O governo estadual há um tempo distribui "Kits escolares" nas escolas públicas para todos os alunos, que desperdiçam o material, afinal é "de graça". A prefeitura de Franca fez o mesmo em 2014 com as escolas municipais, distribuíram um kit de péssima qualidade, mas as famílias ainda acharam que "ganharam" alguma coisa.

O Estado não produz riqueza, portanto tudo que ele dá "grátis" é uma pequena parte de tudo que nós entregamos, através de impostos, a custa de nosso suor.

Obs. Antes que me venham com "Mas e as famílias que não possuem condições...", no universo de celulares encontrados na maioria das famílias, fico na dúvida se não daria para investir na educação do filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário