sábado, 3 de março de 2012

Direitos Humanos são para todos.


Estava lendo os artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos e fazendo uma pequena comparação, do texto com as atuações que já vi as entidades representantes de tais direitos no Brasil se manifestarem.

Embora encontramos o texto: "que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo" no preâmbulo da Declaração, na prática assistimos a algo bem diferente.

Infelizmente de tempos em tempos no Brasil é divulgado a morte de crianças em alguma maternidade pelo país, embora o artigo I da Declaração: "Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos...", nunca vi um Comitê dos Direitos Humanos averiguarem tais notícias nos hospitais.

O artigo II da Declaração traz no seu texto: "Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.", impossível não perceber que nunca encontramos representantes dos Direitos Humanos prestando algum auxílio aos familiares de vítimas de homicídio, sequestros ou de outras violências tão comuns em nosso cotidiano.

Talvez seja interessante, com base no artigo XVII "1. Toda pessoa tem direito à propriedade...", as entidades ligadas aos Direitos Humanos exigirem ações do governo tendo em vista o aumento do número de delitos que impedem o gozo pleno da propriedade no país.

Exemplos da falta de atuações de tais entidades não faltam, mas o que realmente chama a atenção são os momentos em que tais comitês aparecem e como tornam um bem inalienável a todos totalmente inexistente a um tipo de humano, os que trabalham diretamente na segurança pública.

Os representantes dos Direitos Humanos surgem com frequência quando aqueles que estão privados de liberdade, justamente por não terem respeitados leis, estão, supostamente, tendo seus direitos cerceados.

Policiais, delegados, carcereiros, agentes etc. são feridos e até mortos durante o trabalho e as entidades de Direitos Humanos nunca se manifestam sobre condições de trabalho e segurança desses profissionais. A impressão que tais entidades passam é que um bem indisponível se torna disponível pelo simples fato de alguém ter prestado um concurso.

Já passei daquele fase da ignorância de dizer que "Direitos Humanos são uma vergonha etc etc etc", mas quem se propõe a defendê-los e divulgá-los deveria lembrar que são PARA TODOS e não apenas para criminosos.

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto e sua percepção. É realmente preciso ações imparciais para que se quebrar o estigma de que Direitos Humanos é mais DIREITOS DOS MANOS.

    ResponderExcluir