Como dizia o cantor Cazuza: "os ignorantes são mais felizes" e quanto mais aprendemos a revolta vai tomando, cada vez mais, o lugar da felicidade.
Acredito eu, que a finalidade das leis seja colocar limites a sociedade, buscando o bem comum a sua totalidade. No Brasil, na prática, isso é bem diferente. A modinha das manifestações "contra tudo que está ai", não levou em nada, isso era óbvio, afinal quem não sabe o que está pedindo não pode reclamar do que não ganhou. Um grupo foi filmado, alguns deram até entrevista, invadindo um prédio particular e furtando alguns animais que, supostamente, sofriam maus tratos. Ninguém preso, alguns processados. As manifestações, que eram modinhas, se tornaram quebra-quebra e tomaram rumo eleitoreiro, afinal, qual o sentido de um bando de arruaceiros depredarem patrimônio particular e gritarem palavras de ordem contra o governador do estado, em solidariedade a professores de outro estado? Acabei de ler no jornal uma notícia sobre os arruaceiros, que usam como pretexto, o movimento pelo ônibus de graça, reproduzo aqui:
"A confusão começou por volta das 20h20, quando os manifestantes invadiram o terminal e depredaram 18 caixas eletrônicos, dois ônibus e cinco cabines de venda de bilhete. A polícia respondeu com bombas. Telefones públicos ficaram destruídos e extintores de incêndio foram usados para quebrar vidros e cabines de venda de bilhete.
A agressão ao PM ocorreu na entrada do Terminal Dom Pedro 2º. Em meio ao tumulto, um grupo de mascarados cercou o comandante e passou a agredi-lo com socos e pontapés. Ele foi derrubado, mas conseguiu se levantar. Neste momento, um dos mascarados golpeou o policial na cabeça usando uma chapa de ferro." Quantos estão presos, quanto serão condenados e, principalmente, quantos cumpriram alguma pena? Espero que, você que leu até aqui, não acredite nessa balela de "passe-livre", não existe almoço grátis, qualquer pessoa com mais de 12 anos (será que precisa de 12?) sabe disso. Caso alguém coloque o transporte "grátis", será apenas a aplicação dos impostos que nós pagamos, ou seja, pagaremos o transporte indiretamente, prefiro escolher como gastar meu dinheiro, repito: não existe almoço grátis.
Quer transporte grátis? Compre uma bicicleta e divirta-se (você vai pagar impostos na compra e na manutenção) pensando estar andando de "graça". A imagem de viaturas da Polícia Militar sendo depredadas por mascarados e ninguém respondendo aos danos ao nosso patrimônio, me leva a crer que embora no Brasil exista leis, elas simplesmente não visam a proteção da parte da população que as respeitam.
Brasília - Com o objetivo de debater a situação do ensino jurídico em todo país, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizará uma audiência pública, às 19h, no dia 23 de outubro, na sede da entidade. As propostas e resultados desta e das demais realizadas nos estados da federação serão enviadas como sugestões ao Ministério da Educação (MEC) para a fixação de normas de regulação sobre o tema. “Vamos ouvir coordenadores de cursos, dirigentes de faculdades, estudantes e professores de Direito, juízes, advogados, promotores, enfim, a comunidade jurídica e a sociedade civil. A ideia é levar ao MEC uma proposta construída a partir do diálogo”, explica o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. O presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Eid Badr, esclarece que já foram realizadas 28 audiências públicas em todas as seccionais, sendo duas no Rio Grande do Norte. “Estamos na fase de sistematização dos relatórios enviados pelas seccionais. Vamos debater com a comissão na próxima segunda-feira (07), em Brasília”. O Conselho Federal da OAB e o MEC firmaram, em 22 de março deste ano, o protocolo que instituiu uma comissão paritária para estabelecer o novo marco regulatório do ensino jurídico no país. Essas audiências estão sendo realizadas para discutir a qualidade da educação jurídica. O resultado será encaminhado ao MEC. As confirmações de preença podem ser feitas pelos e-mails: comissoes@oab.org.br e ceju@oab.org.br. Confira as oito temáticas que serão discutidas: 1. Diretrizes Curriculares, propostas de aprimoramento, possível inclusão de novas matérias; 2. Avaliação e instrumento de avaliação do curso de Direito. Necessidade de instrumentos diversificados ou manutenção de um único para o processo regulatório dos cursos jurídicos. Necessidade de novos parâmetros a serem considerados na avaliação (Exame de Ordem, etc.); 3. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): resultados dos últimos exames; contribuição que o exame trouxe ao ensino jurídico; redução do intervalo entre as aplicações do exame; o exame como parâmetro de qualidade do ensino; 4. Vaga para a OAB no Conselho Nacional de Educação,que representa aproximadamente 800 mil advogados e participa do processo regulatório dos cursos jurídicos, com seus pareceres; 5. Propostas para aprimoramento do Núcleo de Prática Jurídica e do estágio curricular; 6. Estímulo ao aprimoramento docente nas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas; 7. Concepção pedagógica dos cursos jurídicos; 8. Aprimoramento do E-MEC (sistema que tramitam processos)
É incrível como a internet pode manipular as pessoas, principalmente aquelas que não se preocupam em ler um texto completo e analisar a veracidade ou não de uma informação. Dois casos recentes nas redes sociais:
A primeira é um texto divulgando que Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, teria declarado que ficou “comovida” ao assistir vídeo que virou viral na internet, que mostra um policial alvejando um assaltante, logo após este último tentar roubar a moto de um cidadão.
Quando vi a notícia, e sabendo do histórico dos Direito Humanos no Brasil, tentei encontrar a notícia em algum jornal ou portal sério de informação, para assim divulgar aqui neste blog, não encontrei. Logo entendi que não era verídico o texto, foi confirmado que era falso.
Claro que os críticos do PT aproveitaram para criticar a Secretária e o governo, mesmo sem saberem que a notícia era uma piada, feita inicialmente por um blog de humor. Agora apareceu um texto: VERGONHA!!!! Sabe o policial (Capitão Bernardo) que evitou o roubo de uma moto em SP atirando no bandido? FOI PUNIDO PELO GOVERNADOR (Geraldo Alckmin - PSDB) E TERÁ QUE FICAR SEIS MESES FORA DA ATIVIDADE POLICIAL. Repetindo: FOI PUNIDO POR EVITAR UM ROUBO.
Acompanhado de um vídeo em que um deputado afirma que o policial foi colocado na "geladeira" por evitar um assalto.
O que ninguém comenta, poucos sabem, é que existe uma norma na PM em que policiais envolvidos em tiroteios são retirados do patrulhamento ostensivo e ficam internos até passarem por avaliação.
Neste caso, no próprio texto e vídeo, é nítido o interesse em atacar o Governador de São Paulo. As pessoas se revoltam e "compram" as mentiras como se verdades fossem.
Com esses dois exemplos fica fácil entender a vida dos políticos, se manipular em um campo "livre" já é fácil, imaginem estando no controle da máquina estatal.
Começamos a semana com:
O áudio do pronunciamento da presidente, um bêbado não conseguiria algo melhor:
Notícia de que o existia ou existe um plano para matar o governador do Estado mais rico do país, os responsáveis pelo plano são de uma fação criminoso que todos sabem quem é o, suposto, líder e onde ele está;
A imagem nos telejornais e na internet de um assaltante sendo baleado ao tentar roubar uma motocicleta em São Paulo, um jovem de 18 anos, que muito provavelmente, na próxima semana já terá realizado outro assalto;
E a notícia de que um jovem promotor, de apenas 36 anos, foi executado com 20 tiros enquanto se dirigia ao trabalho em Pernambuco.
Ainda bem que temos o futebol e as novelas para nos preocuparmos.
Após a realização da segunda fase do Exame XI, dia 06/10/2013, a FGV divulgou as datas para a próxima prova:
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Publicação do Edital de Abertura 30/10/2013 Período de Inscrição 30/10/2013 a 13/11/2013 Prova Objetiva - 1.ª fase 15/12/2013 Prova prático-profissional - 2.ª fase 09/02/2014 Boa sorte a todos. E embora exista a "repescagem" no próximo, espero que ninguém precise.
Uma decisão que pode alterar, e muito, a realidade dos amantes. FONTE: Folha
A concubina que mantém relação estável com um homem casado com outra mulher pode receber dele pensão alimentícia depois que os dois se separam? A questão, que divide tribunais em todo o país, será enfim respondida pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que julga terça-feira (8) pedido de uma carioca abandonada pelo companheiro. MÃO NO BOLSO A autora da ação se relacionou com o homem casado por três décadas, e era sustentada por ele. Hoje doente, pede a pensão. Já obteve vitória no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que considerou que ela conseguiu provar a dependência financeira de "forma indubitável". Nestes casos, o pagamento deve ser feito "mesmo quando o varão encontra-se casado". A pensão foi fixada em 20% dos rendimentos do réu. MEU PRIMEIRO A decisão formará jurisprudência a ser seguida por todos os tribunais do país. Outros direitos, no entanto, continuarão exclusivos da esposa oficial. Como, por exemplo, a divisão de patrimônio, à qual a concubina só faz jus quando prova que contribuiu para a aquisição dos móveis ou imóveis.
Será em São Paulo, para um futuro, parece algo interessante a se pensar.
CURSO NOTURNO DE CAPACITAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES CONFORME A RESOLUÇÃO 125/10 DO CNJ E EMENDA 1/13 ( 57 hs teóricas com exercícios, simulações e relatórios e 36 horas de estágio ) PLANEJAMENTO DINÂMICA DO TRABALHO: Aulas expositivas,simulações de casos, exercícios, relatórios, referência bibliográfica. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Participação nas aulas, assiduidade, testes do conhecimento adquirido. PROGRAMA Módulo I AULA 1 A cultura da pacificação e a necessidade de sua inserção para a solução consensuada dos conflitos O significado e a mudança cultural como meio de implementação dos Métodos Alternativos de Solução de Conflitos. A cultura da paz. AULA 2 TEORIA GERAL DO CONFLITO. Conceito e estrutura. Aspectos objetivos e subjetivos. Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais; AULA 3 POLÍTICA PÚBLICA DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS. [a] Princípios Constitucionais: Princípio do acesso à Justiça e pacificação social. Princípio da dignidade de pessoa humana; [b] Importância da capacitação. [c] Mudança de mentalidade: papel do CNJ, Tribunais e Instituições públicas e privadas. COMUNICAÇÃO : Teoria da Comunicação. Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do interrelacionamento humano: aspectos sociológicos (ilusórios/imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, interrelações e contrato psicossocial tácito; interrelações pessoais, profissionais e sociais); AULA 4 MÉTODOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS – MASC’S Histórico- Panorama Nacional e Internacional O terceiro facilitador Saiba mais CLICANDO AQUI
Confirmado, o que eu já havia adiantado em postagem anterior, os aprovados na primeira fase do Exame de Ordem terão direito a uma repescagem, mas isso não valerá para a prova do domingo, 06/10. Portanto, repescagem só a partir do XIII Exame. A novidade para o XII: o padrão de resposta será publicado no dia da prova da 2ª fase, e isso já vai acontecer no próximo domingo! Quem fizer a prova e anotar o que respondeu no rascunho, não vai precisar esperar o dia do resultado para conferir o espelho, menos um sofrimento para todos. Segue a notícia completa sobre a repescagem. Fonte: OAB Conselho Pleno aprova alterações no Exame da Ordem Brasília - O Pleno do Conselho Federal da OAB aprovou por unanimidade nesta terça-feira (01) a alteração no provimento do Exame da Ordem para que seja permitido que em caso de reprovação na 2ª. fase (prático-profissional) que o examinando possa fazer o aproveitamento da aprovação da 1ª fase. O candidato terá direito a fazer novamente a prova prático-profissional, uma única vez, no Exame seguinte. Outra modificação diz respeito a publicação dos nomes daqueles que supervisionam as questões que podem cair no Exame de Ordem. “Essa modificação dará ainda mais transparência ao exame e é uma antiga reivindicação dos examinandos”, explicou coordenar de Nacional do Exame de Ordem, Leonardo Avelino Duarte. Além disso, foi deliberada a alteração do dispositivo que permite aos estudantes do nono e décimo semestre prestarem o exame. “Hoje algumas faculdades estão com cursos de seis anos. Existe um problema de adequação à realidade”, disse a relatora da proposição, conselheira Fernanda Marinela. Dessa forma, ficou substituído que os estudantes que cursam o último ano podem realizar o Exame. “A proposta é adequação da norma a uma realidade que já existe”, disse a relatora. As mudanças entrarão em vigor na data da publicação do provimento e terá validade para os Exames seguintes.
Não é novidade para ninguém o interesse do governo em "monitorar" os meios de comunicação, agora começaram a falar na criação de uma "internet" nacional.
Os políticos estão certos, afinal, já pensou se as pessoas começarem a se perguntar qual a razão dos políticos brasileiros viverem uma realidade tão diferente da vivida pela restante do país?
E quando as pessoas que, graças as "bolsas alguma coisa", compraram seus primeiros computadores, conhecerem a internet e começarem a acessar canais no YouTube, semelhantes aos que coloquei a seguir, e se perguntarem para onde vão o dinheiro de nossos impostos.
Os vídeos abaixo valem a pena serem assistidos e vale também dar uma olhada nos respectivos canais no site do YouTube, assim, quem sabe o povo não acorda quando for votar.
Não gosto da "qualidade" técnica da maioria dos canais, são bem amadores, mas mostram uma realidade bem diferente da nossa: