sábado, 3 de novembro de 2012

Dia das Bruxas - qual o significado?



A cada ano que passa as festas do "Dia das Bruxas" ou "Halloween" passam a ser mais comuns, no Brasil, e ganham cada vez mais adeptos.

Ontem uma amiga escreveu sobre a origem da festa, como achei muito interessante, compartilho aqui para os que também não conhecem.


"Samhain e Beltane se aproximam e o povo continua a pendurar aranhas e abóboras por aí sem nem ter ideia das razões do simbolismo.

Acho engraçado todas essas manifestações - comerciais e festeiras, principalmente em escolas - que vejo como completamente vazias de conteúdo.
Da mesma forma, entendo como uma patetada completa esta história de se implicar com a tal festa por razões "anti-americanistas", tipo "ah, nós temos mais é que comemorar é o Dia do Saci".

Comemorar (efetivamente comemorar) o Dia das Bruxas no hemisfério sul nesta data é sem sentido pela única razão da data. A época está sempre 6 meses defasada...

Samhaim é o fim do verão na cultura celta e marca a passagem do ano como o início de um período de necessário recolhimento e economia de energia, onde se repensa a Vida e se prepara para uma nova "expansão" renovada e que vai acontecer necessariamente - de novo - ali, logo mais adiante.
A certeza da morte (principalmente da própria) é meditada, os feitos do ano são medidos e suas consequências são projetadas e extrapoladas para o futuro.
A tradição diz que nesta época - devido a sua natureza introspectiva - as pessoas ficam mais sensíveis e as "cortinas entre os mundo" se abrem e que na noite do dia 31/10 (30/04 aqui), os antepassados mortos podem entrar em contato com suas famílias. Por isso a noite é de festa!
Temos direito a fogueiras (pq eles tbém vêm se aquecer), a doces (pq eles tbém querem se alimentar), a música (pq a vida continua e a dança e os elos de amor são eternos... são eternos!) e a abóboras com figuras humanoides (para assustar algum espírito penetra ou entidade mágica mal humorada que porventura queira se intrometer na "festa familiar").
Crianças pedindo doces são uma representação dos espíritos dos antepassados que devem chegar. Uma lembrança de que eles existiram e ainda existem - tanto dentro de um mundo que diuturnamente não vemos como dentro de nós e de nossos descendentes.
Nosso "Dia de Finados" - dia 02/11 - está aí pra mostrar que essas crenças deitaram raízes entre nós... e foram se adaptando ao longo dos anos.

Só que nós aqui, nesta época do ano, até poderíamos estar dançando entre as fogueiras se quiséssemos, mas com outro espírito... o de Beltane.
Beltane é justo o contrário... é a explosão da Vida, celebrada através da fertilidade da Terra em todas as suas vertentes. É a união dos princípios masculino e feminino para a geração e a continuidade. É a outra face do "sagrado".
É a noite em que se diz que qdo um casal é unido, nunca mais há de se separar - sob motivo algum - pq a Deusa da Vida abençoa a união...

A Roda da Vida girou mais uma vez, moçada... é hora de comemorar!
Que cada um escolha o "tema" da sua festa!
Feliz Dia das Bruxas! ;)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário