sábado, 4 de fevereiro de 2012

Concursos, OAB e nossa ignorância.

 
Estamos acostumados com as notícias sobre a porcentagem de bacharéis em Direito que são reprovados no Exame da Ordem, todos os anos, trazendo com elas críticas a falta de preparo dos estudantes e a baixa qualidade das instituições em que eles concluíram o curso.

Quem, assim como eu, já prestou algum concurso público e analisou o número de candidatos, a dificuldade real das provas e o número de aprovados, sabe que o problema não se resume ao Exame da Ordem.

Concursos públicos exigem normalmente: Português, Matemática, Raciocínio Lógico e Atualidades. Em alguns casos pontuais, matérias específicas para o cargo, como: Direito, conhecimentos bancários, primeiros socorros etc.

O que mais ouvimos após a prova são comentários do tipo: "Estudei muito pouco", "Português estava muito complicado", "Chutei a maioria das perguntas de Matemática", "Atualidades eu não estudei e acabei errando tudo" e outras frases do tipo. Há pouco menos de um mês fiz uma prova que ouvi exatamente tais frases após a divulgação do gabarito.

Agora vamos aos fatos:
A prova foi de um nível muito baixo, acredito que a intenção seja eliminar nas próximas fases, já que o concurso possui mais de uma, portanto não deveria ser necessária uma forte preparação.

Português e Matemática deveriam ser de conhecimento de todos, afinal para prestar o concurso já é exigido um determinado grau de instrução, mas nós não dominamos o básico de nosso idioma e em Matemática somos péssimos - dados comprovados pelos exames que são feitos mundialmente, como o PISA;

As pessoas votam e para o concurso precisam "estudar" Atualidade, logo percebemos o tamanho do abismo em que nos encontramos, se a pessoa não sabe o que passa no país e até mesmo o mundo, afinal um guerra no Oriente Médio pode refletir no preço de quase tudo aqui no Brasil, como escolhe seus governantes e principalmente como exigirá deles determinado comportamento.

Uma das mudanças que ocorreram com o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros foi o número de cópias de filmes dublados em exibição nos cinemas brasileiros, pesquisas realizadas mostram que o público alegou ser "difícil ler e assistir ao mesmo tempo". Aprender um novo idioma nem pensar, aumentar o interesse pela leitura idem e é sempre mais fácil escolher pela comodidade.

O problema não está na dificuldade dos concursos ou mesmo do Exame da Ordem e sim na nossa ignorância, essa que não nos deixa perceber o quanto somos desinteressados, mal preparados e, principalmente, preguiçosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário